Jornal do Brasil

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014

Cultura

Márcia Peltier estreia 'Todas as coisas visíveis e invisíveis' na Travessa

Livro resgata textos escritos em diferentes momentos da vida da jornalista

Jornal do Brasil

A jornalista e escritora Marcia Peltier participou nesta segunda-feira (7) de noite de autógrafos de seu novo livro na Travessa do Leblon, no Rio de Janeiro. "Todas as coisas vísiveis e invisíveis" atraiu uma grande fila de conhecidos e admiradores do trabalho de Márcia à livraria. De acordo com ela, a obra se aproveitou de registros escritos em diferentes momentos de sua vida, que acabaram formando uma narrativa das diferentes fases pelas quais passou, como mãe, filha e esposa.

"Eis aqui um livro surpreendente e corajoso; uma mulher que sente e escreve como mulher, entregando tudo dela - o seu visível e o seu invisível", traduz Leonardo Boff, que assina o prefácio do novo livro.

Durante anos, Márcia Peltier escreveu despretensiosamente textos sobre os caminhos que teria que trilhar, sentimentos, dúvidas e experiências. Como eles não formavam especificamente uma narrativa linear, ficaram esquecidos em seu computador. Quando entrou em contato com esses apontamentos novamente, no entanto, percebeu que eles contavam sua história. Emocionada, voltou a se encontrar com a escrita.

"Ao relê-los, compreendi que eles contavam uma história real que foi acontecendo durante anos dentro de mim, sem eu perceber. Memórias e sentimentos construídos em um diálogo interno quando fiz a opção de me integrar a uma busca maior, de me sentir mais plena como pessoa. Por anos me senti bloqueada, sem condições de escrever... Mas eu estava enganada", ressaltou Márcia.

Lançado pela editora Casa da Palavra, "Todas as coisas visíveis e invisíveis" oferece relatos das impressões mais pessoais de Márcia. Nele, a jornalista, que já foi colunista do JB e hoje apresenta o programa Márcia Peltier Entrevista, na Rede CNT, explora temas como a dor da perda, os sentimentos de uma mulher que é mãe, filha e esposa, seus insights espirituais, a morte, a fé, a própria identidade e a simples alegria de existir. Trata-se de um relato imparcial da realidade, assim como as impressões de uma mulher e seus múltiplos papéis.

"Mudei meus projetos profissionais, vivi acontecimentos marcantes, rodei o mundo, casei duas filhas e agora sou avó! Na verdade, agora sei que eu simplesmente era uma mulher que queria fazer o melhor - em casa e no trabalho - como companheira, mãe, filha e irmã, mas que não tinha nenhum roteiro pronto, nem mesmo uma idealização de si mesma", revela a jornalista.

Márcia é autora dos livros "Poeticamente, vida e sobrevida de um poeta", lançado em 1986 pela Nova Fronteira, "As garras do mel", pela Rocco, em 1989, "As ilhas de Betacam, pela Nova Fronteira, em 1991, "O que pensam as mulheres", pela Ediouro, em 2005, além de quatro livros infantis.

Tags: lançamento, livro, márcia, peltier, travessa

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.