Jornal do Brasil

Sábado, 29 de Novembro de 2014

Cultura

Carolina Tupinambá lança novo livro no Palácio Tiradentes

Obra representa ineditismo no campo do Direito do Trabalho, reforçam juristas

Jornal do Brasil

A professora, consultora e advogada Carolina Tupinambá lançou na noite desta segunda-feira (7) seu novo livro As Garantias do Processo do Trabalho, no Palácio Tiradentes, no Rio de Janeiro. De acordo com juristas, a obra oferece uma abordagem inédita sobre o tema, tanto beneficiando o estudo nas universidades quanto inspirando a prática jurídica.

No livro, Carolina faz uma releitura da atual concepção do Direito do Trabalho, abordando questões como a participação processual aberta e efetiva, a duração razoável dos processos e a importância do acesso e da imparcialidade da justiça.

"A obra ilustra grande parte de minhas pesquisas acadêmicas para obtenção do título de doutora, sob orientação do Prof. Greco. O objetivo da tese foi traçar caminhos para a vivência do direito processual do trabalho mais consciente das garantias constitucionais, como uma esperança de efetividade e justiça. Compartilho no estudo uma visão crítica do processo do trabalho erigindo, em prol da disciplina, novos princípios fundados no primado dos direitos fundamentais, explica a autora.

Leonardo Greco, advogado e professor de Direito Processual Civil na Uerj e na UFRJ, estava presente na ocasião e valorizou o esforço de Carolina em tentar sistematizar ideias humanistas que hoje são vinculadas ao Processo Civil. Como o processo é muito pragmático e lida com interesses imediatistas, continua, a nova obra da professora é muito importante, porque vai em busca de soluções, dando mais consistência, sem abandonar o que é importante para a Justiça Social.

Dalva Amélia de Oliveira, desembargadora do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho, também presente no lançamento do livro de Carolina, fez questão de ressaltar o ineditismo da publicação: "É uma obra de grande peso para a Academia e também para a prática jurídica. É um livro que vem em boa hora. Não tem autor que tenha se dedicado a este tema dentro do Direito do Trabalho. Este livro veio para ficar para a posteridade."

Teresa Cristina Bastero, procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, lembrou que a nova publicação de Carolina é importante por ser o resultado de um estudo profundo, que busca conhecer e dominar o sistema garantidor processual. "É importante que o processo possa garantir às partes ampla defesa. É uma obra primordial para todos aqueles que militam no judiciário."

Rosana Salim Villela Travesedo, magistrada do Tribunal Regional do Trabalho, também prestigiou o lançamento. "O livro é uma boa ferramenta para estudantes e operadores do Direito. É uma inovação na área trabalhista", resume.

Carolina Tupinambá é consultora e advogada, doutora e mestre em Direito pela Uerj. É especialista em Previdência: Regimes Públicos e Privados, pela UERJ, e especialista em Direito Empresarial do Trabalho, pela Fundação Getúlio Vargas. 

Lançou outros livros importantes na área como “A Competência da Justiça do Trabalho à luz da reforma constitucional”, em 2005, com prefácio de autoria do Ministro do Superior Tribunal de Justiça Luiz Fux; “Trabalho Doméstico... o que empregados e empregadores precisam saber”, com prefácio de autoria da Prof. Regina Bello Butrus, e, entre outros, “Premissas Teóricas para a Constitucionalização do Processo do Trabalho” in “Processo Constitucional.”, em 2013, em livro coordenado por Luiz Fux.

Tags: as garantias do processo do trabalho, carolina tupinambá, direito processual, lançamento, livro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.