ASSINE
search button

Morre José Wilker, aos 66 anos, no Rio de Janeiro

Infarto causou a morte do ator

Compartilhar

O ator Jose Wilker, de 66 anos, morreu na manhã deste sábado (5/4), na residência de sua namorada, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ao acordar, a jornalista Claudia Montenegro, namorada de José Wilker, encontrou o ator morto. Ele foi vítima de um infarto fulminante. O corpo do ator será velado no Teatro de Ipanema, a partir das 23h, e seguirá até às 15h de domingo. O velório será aberto para o público. Em seguida, o corpo do ator será cremado, em uma cerimônia particular, no Memorial do Carmo, no Caju.

Wilker foi um dos atores mais atuantes da televisão brasileira. Este ano ele integrou o elenco da novela Amor à Vida, da Rede Globo, no papel do médico Hebert. No ano de 2012, Wilker viveu o coronel Jesuíno, no seriado "Gabriela", da Rede Globo, baseado no livro "Gabriela Cravo e Canela",  de Jorge Amado. Ainda na emissora, o ator participou do folhetim Duas Caras, em 2008, no papel do professor Fernando Macieira.

A carreira artística de sucesso de José Wilker de Almeida começou através do Partido Comunista, onde através do Movimento Popular de Cultura (MPC) ele dirigia espetáculos apresentados pelo sertão brasileiro, além de documentários sobre cultura popular. No ano de 1970, Wilker ganhou destaque no cenário cultural ao ganhar o prêmio Molière de Melhor Ator pela peça "O Arquiteto e o Imperador da Assíria". 

Depois disso, o escritor Dias Gomes convidou Wilker para o elenco de "Bandeira 2", em 1971, sendo essa a sua primeira participação em novela. Em 1975, Wilker representou o lendário personagem Mundinho Falcão, em "Gabriela", adaptada por Walter George Durst do romance de Jorge Amado. Dez anos depois, em 1985, Wilker foi protagonista em um clássico da dramaturgia brasileira, a novela Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva. 

José Wilker nasceu no dia 20 de agosto de 1946, em Juazeiro do Norte, mas se mudou com a família ainda quando era criança para o Recife. Teve uma infância pobre e, em 1967, se mudou para o Rio de Janeiro. Chegou a estudar Sociologia na PUC, mas trocou a curso pela carreira artística. 

Com Portal Terra