Jornal do Brasil

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2014

Cultura

Petrobras patrocina Festival Internacional de Documentários

Jornal do Brasil

Patrocinado pela Petrobras desde 2004, o Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade" começa nesta quinta-feira (3/4) em São Paulo e na sexta-feira (4/4) no Rio de Janeiro. O evento, que segue até o dia 13, exibirá 77 títulos de 26 países, sendo 19 documentários com estreia mundial. Em Campinas, o festival será realizado de 22 a 24 de abril; em Brasília de 30 de abril a 4 de maio e em Belo Horizonte de 24 a 27 de julho.

Na sessão de abertura em São Paulo, no dia 3, será apresentada a première latino-americana de "Canção da Floresta", de Michael Obert (Alemanha, 96 min., 2013), um retrato do etnomusicólogo Louis Sarno que venceu o Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) no ano passado. No dia 4, a sessão de abertura no Rio de Janeiro exibe a première mundial de "Tudo por amor ao cinema", de Aurélio Michiles (97 min., 2014), uma cinebiografia de Cosme Alves Netto (1937-1996), curador da Cinemateca do MAM-Rio. O festival será aberto ao público no dia seguinte. 

A Competição Brasileira de Longas e Médias-Metragens apresentará sete filmes nacionais - seis estreias mundiais e uma brasileira. O título vencedor conquistará premiação no valor de R$ 110 mil e um troféu criado pelo artista plástico Carlito Carvalhosa. A Competição Brasileira de Curtas-Metragens exibirá nove filmes, sendo seis inéditos. O vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 10 mil e o troféu É Tudo Verdade. 

A Retrospectiva Internacional apresenta a obra documental de Shohei Imamura (1926-2006), considerado um dos mais importantes cineastas japoneses. Vencedor da Palma de Ouro por duas vezes, com os filmes "A Balada de Narayama" (1983) e "A Enguia" (1997), Imamura se dedicou ao documentário entre 1967 e 1975, utilizando o gênero para mostrar a situação social e as marcas deixadas pela Segunda Guerra Mundial. Seis filmes serão exibidos, incluindo seu primeiro documentário, "Um Homem Desaparece", de 1967.

Informações sobre os locais, horários e a programação no site: www.itsalltrue.com.br

Tags: Arte, cultura, filmes, lazer, patrocínio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.