Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Julho de 2014

Cultura

Obras de Gauguin e Bonnard são encontras na Itália

Agência ANSA

A polícia italiana encontrou na Itália duas obras dos artistas franceses Paul Gauguin e Pierre Bonnard, roubadas em Londres na década de 1970.

    As telas foram apresentadas em Roma em uma conferência de imprensa com o ministro italiano da Cultura, Dario Franceschini.

    A obra de Gauguin é "Fruits sur une table ou nature au petit chien" ("Frutas sobre uma mesa ou natureza morta com pequeno cachorro", em tradução livre) e a de Bonnard é "Lafemme aux deux fauteulis" ("Mulher com duas poltronas", em tradução livre).

    Os quadros foram recuperados há cerca de um mês e foram roubados na capital britânica a em 1970.

    A obra de Gauguin é avaliada entre 15 e 35 milhões de euros e a de Bonnard em 600 mil euros.

    As duas telas, segundo a ANSA, teriam sido roubadas juntas em Londres de um casal inglês residente na capital britânica, já falecido e sem herdeiros.

    As obras teriam sido adquiridas por um operário italiano, atualmente aposentado, em 1974 em um leilão das Ferrovias do Estado que leiloou objetos perdidos.

    Entre os objetos estavam as obras dos dois artistas do impressionismo francês, que acabaram na estação ferroviária de Turim, norte da Itália, depois de serem embarcados em um trem vindo de Paris.

    O homem pagou na época apenas 45 mil Liras (antiga moeda italiana) nas telas, sem saber o verdadeiro valor artístico e econômico das obras que passaram a decorar sua cozinha.(ANSA)

Tags: achado, itália, pintura, recuperado, ROUBO

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.