Jornal do Brasil

Segunda-feira, 28 de Julho de 2014

Cultura

'Novelas, o musical', estreia nesta sexta-feira

As Sadomusicistas homenageiam teledramaturgia e lembram clássicos 

Jornal do Brasil

Do mundo mágico da TV para o teatro. Uma das formas de entretenimento mais amada do Brasil sai da caixinha para o palco sem perder o “verniz” de folhetim. O espetáculo "Novelas - O Musical", que reinaugura o Teatro do Centro Cultural da Justiça Federal, dia 28 de março, traz uma trama rica em reviravoltas e plena dos mistérios típicos de uma novela genuinamente brasileira. Pensou em troca de bebês na maternidade? Personagens que se descobrem irmãos? Estão lá. Que tal o assassinato de um empresário que suscita a famosa pergunta: quem matou? Está também na trama. Sem falar na condenação injusta de uma certa personagem... E vamos mudar de assunto para não estragar as surpresas.

Toda novela que se presa precisa de uma boa trilha sonora. A narrativa de “Novelas, o musical” tem nas canções as peças-chaves para o avançar da sua ação dramática. Temas que marcaram época em novelas como “Sol de verão”, “Dancin Days” e “Roda de fogo” (ambas da TV Globo) e “Pantanal” (líder de audiência na extinta TV Manchete) ganham novos arranjos de Wladimir Pinheiro.  Já o texto é assinado pelas  Sadomusicistas, idealizadoras da montagem, juntamente com seu diretor, o premiado André Dias (APTR de Ator Coadjuvante em 211 por “Era no tempo do rei”), integrante de “Cazuza – Pro dia nascer feliz” e das montagens brasileiras de “Rent” e “Avenida Q”, entre outras.

'Novelas, o musical'
'Novelas, o musical'

E por falar em texto, personagens já conhecidos do grande público – e seus nomes emblemáticos -- inspiram os  tipos encontrados em “Novelas, o musical”. Estão na trama "Helena", numa alusão à célebre heroína de Manoel Carlos, e "Albertino", esta uma homenagem a Ivani Ribeiro. Como uma novela precisa de bons pares românticos, foram convidados para a montagem os atores Sergio Somene e Olavo Cavalheiro, vencedor do High School Musical, da Disney Channel.

Nesta volta aos palcos, As Sadomusicistas retomam o olhar debochado e satírico que marcou “Muita mulher pra pouco musical”, no qual levavam à cena, em 2010, as agruras vividas por quem aspira estrelar um musical. No caso de “Novelas”, gaiatices à parte, há em comum o anseio de homenagear um produto cultural vendido para inúmeros países e que, por ser tão nosso, já mereceu loas de importantes pensadores como o sociólogo italiano Domenico de Masi, do best-seller “O ócio criativo”.

Certamente o espectador vai reconhecer tipos comuns no gênero folhetinesco e se identificar com suas peripécias. Em se tratando de “Novelas, o musical”, qualquer semelhança não será mera coincidência.

Serviço:

“Novelas, o musical”

Teatro Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 - Centro, Rio de Janeiro – RJ. Tel: 3261-2550)

Temporada: de 28/3 a 4/5, de sexta a domingo.

Hora: 19h

Ingresso: R$ 30 (inteira)

Tags: espetáculo, estreia, novela, Rio, sonora, trilha

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.