Jornal do Brasil

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014

Cultura

Raquel Coutinho e Bena Lobo fazem shows gratuitos na Sala Funarte

Apresentações integram o projeto Música no Capanema, realizado pela fundação

Jornal do Brasil

A cantora Raquel Coutinho e o compositor e cantor Bena Lobo são as atrações do Projeto Música no Capanema, na Sala Funarte Sidney Miller, na quinta-feira e na sexta, dias 20 e 21, às 18h30, respectivamente, com entrada gratuita. Realizada pela Funarte, através do Centro da Música, a programação reúne grandes artistas e grupos da música brasileira, dos mais diversos estilos.

Natural de Belo Horizonte (MG), Raquel Coutinho mescla sons tradicionais, como o dos Tambores de Minas, à exploração do universo da música digital contemporânea; utiliza o corpo, numa linguagem de performance e usa a voz como elemento de percussão e de harmonia; e brinca com pedais de “loop”, distorção e “samplers”, criando o que chama de “paisagens sonoras”. 

Raquel se apresenta nesta quinta (20) e Bena Lobo na sexta-feira (21)
Raquel se apresenta nesta quinta (20) e Bena Lobo na sexta-feira (21)

A artista propõe um som único, difícil de rotular, situado no que se chama, atualmente, de “Música Universal Brasileira” (MUB). Seu primeiro álbum, Olho D’água, lançado no Brasil e na Europa, teve sua estreia no Montreux Jazz Festival (Suíça – 2010) e foi muito elogiado pela crítica européia, que destacou a originalidade do trabalho da cantora. 

Raquel já se apresentou em outros importantes eventos internacionais, como o festival da Canadian Music Week(CMW), o Collors of percussion (Áustria); e o festival do Mercado Internacional do Disco e da Edição Musical (Midem) – França - que, em 2014, homenageou a música brasileira; além de diversos acontecimentos nacionais de peso, como o Oi Noites Cariocas e o Circuito das Artes – RJ, entre outros.

Com 20 anos de carreira, Bena Lobo faz música pop contemporânea, a partir de elementos brasileiros, numa mistura sofisticada de samba, afoxé, baião e xote. Já lançou quatro álbuns. Nada Virtual (2000) teve participações especiais de seu pai, Edu Lobo; de Chico Buarque; Milton Nascimento; e Seu Jorge, e foi sucesso de crítica. 

Sábado (2006), com participações de Lenine, Seu Jorge e outros, só tem músicas autorais, incluindo parcerias com Milton Nascimento e Paulo César Pinheiro. Já o álbum Sábado ao vivo (2008) foi gravado num show, no Teatro Rival (Rio), com participações de Edu Lobo, João Donato e Carlos Malta, entre outros. Bena lançou, em 2013, o disco Valentia, com obras inéditas, feitas em parceria com Paulo César Pinheiro, Edu Krieger e outros compositores – também lançado em turnê na Europa. 

O artista já participou de projetos importantes como o Free Jazz Festival, Novas Noites Cariocas, oHumaitá pra Peixe, o Vivo Open Air, entre outros. Dividiu o palco com grandes nomes da MPB, como Cassia Eller, Paulinho Moska e Roberto Menescal. Formou o grupo Novos Cariocas, com Daniel Gonzaga e Carol Saboya. Já se apresentou em Portugal, na Alemanha, na Inglaterra, e na França. Fez canções também para teatro e cinema.

Os espetáculos do Música no Capanema, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, a partir de dezembro de 2013, são sempre de quarta a sexta-feira, às 18h30. A distribuição de ingressos é na bilheteria. Já se apresentaram no projeto Mart’nália, Moraes Moreira, Guinga, Geraldo Azevedo, Leila Pinheiro, Paulinho Moska e muitos outros, numa grande mescla de estilos. No dia 19, Ed Motta apresentou seu show solo AOR – com o qual faz turnês em vários países.

A banda Moinho se apresenta no no dia 26; Marianna Leporace e Sheila Zagury fazem o show São Bonitas as Canções, no dia 27; e, no dia 28, é a vez do Cidade Negra, com a apresentação que traz o repertório do seu último CD, Hei, Afro!.

Projeto Música no Capanema

Sala Funarte Sidney Miller

Palácio Gustavo Capanema – Rua da Imprensa nº 16, térreo

Centro – Rio de Janeiro

(21) 2279 8601 e (21) 2279 8087

Programação de 20 a 28 de março

20/03 – Raquel Coutinho

21/03 – Bena Lobo - Valentia

26/03 – Moinho - Gira Moinho

27/03 – Marianna Leporace e Sheila Zagury - São Bonitas as Canções

28/03 – Cidade Negra - Hei, Afro!

Realização: Fundação Nacional de Artes – Funarte

Centro da Música

Mais informações para o público

Cemus/Funarte - (21) 2279 8601

Sala Funarte – Bilheteria: (21) 2279 8087

Tags: bena, capanema, Coutinho, lobo, raquel

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.