Jornal do Brasil

Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2014

Cultura

Instituto Inhotim inaugura novo Vandário

Jornal do Brasil

O Inhotim vai inaugurar seu mais novo espaço de visitação botânica, o Vandário, no dia 22 de março. O local é reservado à exposição de espécies e híbridos de orquídeas do grupo conhecido como Vandaceous ou Vandáceas, que compreende diversos gêneros originários do sudeste asiático e Austrália. As Vandas, como são popularmente conhecidas, possuem e se desenvolvem facilmente em climas quentes e tem alto valor comercial. No novo Vandário, serão instaladas aproximadamente 300 plantas.

Vandário é reservado à exposição de espécies e híbridos de orquídeas do grupo conhecido como Vandaceous ou Vandáceas, que compreende diversos gêneros do sudeste asiático e Austrália
Vandário é reservado à exposição de espécies e híbridos de orquídeas do grupo conhecido como Vandaceous ou Vandáceas, que compreende diversos gêneros do sudeste asiático e Austrália

De acordo com a analista ambiental do projeto Flora Orchidaceae Inhotim, Diva Silva, responsável pelo Vandário, o novo espaço de visitação do Instituto faz parte de um projeto de conservação deste grupo de plantas. “O grupo Vandaceous está ameaçado de extinção no país de origem em consequência do avanço da agricultura. Neste novo espaço, os visitantes terão a oportunidade de conhecer plantas originais e híbridos de ponta, que são resultado de cruzamento de espécies” ressalta a analista ambiental.

Dentro da programação de inauguração do novo Vandário do Inhotim, haverá bate papo com Delfina de Araújo, importante especialista em orquídeas no Brasil. Durante a conversa, a orquidófila vai apresentar ao visitante as principais curiosidades e dicas de cultivo desse grupo de plantas.

A inauguração do Vandário faz parte do projeto Jardim Botânico Temático. A intenção é inaugurar novos espaços de visitação botânica dentro do parque, para sensibilizar o público sobre a utilidade e o valor dos recursos vegetais. O Vandário é o segundo espaço temático do Instituto. No mês de setembro do ano passado, um Jardim de Pedras foi inaugurado ao lado do Viveiro Educador. O Jardim de Pedras Inhotim foi inspirado nas paisagens desérticas do México. No espaço são encontradas espécies marcantes da vegetação dos países com clima desértico.

Ainda para este ano, o Jardim Botânico Inhotim pretende inaugurar dois novos espaços temáticos de visitação botânica: uma reprodução de um jardim amazônico e outra dos campos rupestres ferruginosos, conhecidos como vegetação de canga.

Tags: botanico, inhotim, orquídea, vandáceas, vandário

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.