Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Cultura

Última semana para visitar exposição de Nuno Ramos na Caixa Cultural

Jornal do Brasil

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta até sábado (8), a instalação do artista plástico e escritor Nuno Ramos, Hora da razão, composta de três grandes formas geométricas que “choram” ao som do samba homônimo de Batatinha. Formadas por estruturas de vidros assimétricas e irregulares, as três peças representam lápides e são cobertas por um elemento sólido feito de breu que escorre sobre as superfícies e sobre o piso da galeria, originando, literalmente, um choro negro. Dentro dessas estruturas, monitores de vídeo apresentam Rômulo Fróes, Clima (Eduardo Climachauska) e Nina Becker cantando a música Hora da razão. A exposição tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

No entorno da instalação, estão expostos 78 desenhos inéditos, criados a partir de folhas de ouro, prata e bronze, tinta a óleo e carvão sobre papel que compõem a série Munch. O nome se deve à utilização como elemento plástico do sobrenome do pintor norueguês Edvard Munch, que inspirou a coleção. A série também é uma homenagem do artista à sua mãe, falecida em 2011. A principal temática da exposição é a passagem do tempo e, nesse sentido, a morte ocupa um papel preponderante. Nesse processo, o artista utiliza os mais variados materiais, e estabelece uma relação densa e humana com cada um.

O término da exposição estava previsto para domingo (9), mas em função do Carnaval e dos blocos de rua, o último dia de visitação foi antecipado para o sábado (8). A Caixa Cultural Rio ficará fechada ao público de 28 de fevereiro a 4 de março (de sexta a terça-feira) pelo mesmo motivo, reabrindo no dia 5 de março (quarta-feira), a partir das 12h.

Serviço:

Exposição Hora da razão, de Nuno Ramos

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 4

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone:(21) 3980-3815

Visitação: Até 8 de março de 2014

Horário: das 10h às 21h (A CAIXA Cultural RJ estará fechada de sexta a terça-feira, de 28 de fevereiro a 04 de março. E na quarta-feira, dia 5, o espaço abre das 12h às 21h)

Entrada Franca

Classificação indicativa: Livre

Acesso para pessoas com deficiência

Tags: Arte, cultura, exposição, lazer, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.