Jornal do Brasil

Domingo, 27 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Rei Momo recebe as chaves de Salvador

Jornal do Brasil

Ao som de Lepo Lepo, da Banda Psirico, o rei Momo assumiu o comando do carnaval de Salvador. Na noite dessa quinta-feira (27), no Campo Grande, ele recebeu das mãos do prefeito da capital, Antônio Carlos Magalhães Neto, as chaves da cidade. O ato simbólico marcou o início oficial da passagem dos trios elétricos em Salvador.

Este ano, foi eleito rei Momo o educador social Renildo Barbosa, 37 anos, com 1,79m de altura e 110 quilos. Na noite de estreia no carnaval, ele disse que espera muita paz, harmonia e alegria no seu reinado que vai até a Quarta-feira de Cinzas (5). “Nós temos o melhor carnaval do mundo porque aqui nasceu essa concentração de felicidade. Estamos comemorando este ano os 40 anos dos blocos afro. Essa grande história de resistência e enfrentamento ao racismo”. Também participaram da festa a rainha do carnaval Tatiana Paim, 18 anos, e as princesas Mariana da Silva Rebouças, de 23 anos, e Ana Célia Trindade, de 29.

Primeiro a entrar no Circuito do Campo Grande, a Banda Psirico desfilou sem cordas e arrastou uma multidão de foliões na pipoca (área fora das cordas de proteção). Ninguém ficou parado. “Eu amei. Pulei muito. A expectativa é que todo o carnaval seja de muita paz”, disse a dona de casa Cristina Souza. A editora Ana Cláudia da Silva gosta tanto da folia na capital baiana que há quatro anos trocou São Paulo por Salvador. “Comecei vindo no carnaval e me apaixonei pela cidade e decidi ficar de vez. Até me casei com um baiano.”

Um dos blocos mais aguardados na primeira noite do Circuito Osmar, o Alerta Geral, entrou na avenida às 22h30 e animou os foliões que gostam de samba. Em cima do trio, os cantores Dudu Nobre e Diogo Nogueira fizeram o público dançar e cantar os grandes sucessos da música brasileira. Há 20 anos, o bloco leva o samba para o carnaval de Salvador.

Além do axé e do samba, a batida dos tambores dos blocos afro fez parte da festa de abertura do circuito. A programação se estendeu até a madrugada, com 29 atrações.

Agência Brasil


Tags: Bahia, Carnaval, festa, folia, momo

Compartilhe: