Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

Cultura

Funarte tem shows gratuitos de Hamilton de Holanda e Bateria da Vila Isabel

Apresentações do Projeto Música no Capanema serão realizadas nesta quarta e quinta-feira

Jornal do Brasil

Às vésperas do Carnaval, a Sala Funarte Sidney Miller, no Centro do Rio, abre alas para uma programação especial com dois shows gratuitos, no Projeto Música no Capanema. Nesta quarta-feira (26/02), às 18h30, sobe ao palco o compositor e bandolinista Hamilton de Holanda. Reverenciado por sua técnica e talento no bandolim de dez cordas, ele se apresenta ao lado de Thiago da Serrinha (percussão) e André Vasconcellos (baixo acústico). 

No dia 27, quinta, no mesmo horário, o espaço entra no ritmo da folia e recebe a bateria da Vila Isabel, escola de samba campeã do Carnaval carioca em 2013. A entrada é gratuita. O projeto 'Música no Capanema', realizado pela Funarte desde dezembro do ano passado, conta com atrações musicais nos mais variados estilos.

Projeto realizado desde dezembro conta com atrações musicais nos mais variados estilos
Projeto realizado desde dezembro conta com atrações musicais nos mais variados estilos

Criador do bandolim de dez cordas (em vez das usuais oito), Hamilton de Holanda apresenta seu mais recente trabalho, Hamilton de Holanda Trio. Além dele, integram o projeto André Vasconcellos, referência no contrabaixo brasileiro e parceiro de Hamilton de longa data, e o percussionista Thiago da Serrinha, criado nos morros cariocas e que traz no sangue e no nome a tradição do Jongo da Serrinha - manifestação cultural associada à cultura africana no Brasil e com forte influência na formação do samba carioca.

No show, Hamilton interpreta suas novas composições, além de músicas de Chico Buarque, João Bosco e Baden Powell. No repertório estão Capricho de Rafael (Hamilton de Holanda); Capricho do Sul (Hamilton de Holanda); Negro Samba (Hamilton de Holanda);Sinhá (Chico Buarque/João Bosco); Capricho de Espanha (Hamilton de Holanda); Capricho do Carmo (Hamilton de Holanda); O que será? (A Flor da Pele) (Chico Buarque); Desejo de Mulher(Hamilton de Holanda/Zélia Duncan); Capricho de Santa Cecília (Hamilton de Holanda); Aboio(Hamilton de Holanda/Yamandu Costa); Pai (Baden Powell/Vinicius de Moraes); e Teba (Hamilton de Holanda). 

Inspirados nos 'Caprichos de Paganini', os 'Caprichos de Hamilton' foram compostos por ele para servirem de estudo ao bandolim de dez cordas. Aos 37 anos e 32 de carreira profissional, Hamilton começou a tocar aos cinco anos, considerado um prodígio. Sua maneira de tocar, o aumento do número de cordas, a delicadeza de sua palheta, aliados à velocidade de solos e improvisos, encantam o público em suas turnês mundo afora.

No dia 27, quinta, a bateria da Vila Isabel, escola campeã do carnaval carioca em 2013, relembra os sambas-enredo que marcaram a sua história e a de outras agremiações do Grupo Especial. O repertório traz músicas como Kizomba, a Festa da Raça (Rodolpho, Jonas e Luiz Carlos da Vila) - Vila Isabel 1988; Você Semba de Lá, Que Eu Sambo de Cá- o Canto Livre de Angola (Evandro Bocão, Arlindo Cruz, André Diniz, Leonel e Artur das Ferragens) - Vila Isabel 2012; Noel: a presença do poeta da Vila (Martinho da Vila) - Vila Isabel 2010; e É hoje o dia - União da Ilha 2008.

Fundada em 1946, a Vila Isabel foi três vezes campeã do Carnaval do Rio. O primeiro título foi em 1988, com o enredo Kizomba, a festa da raça. Em 2006, veio o segundo campeonato com Soy loco por ti América - A Vila canta a latinidade. No ano passado, a 'azul e branco' conquistou o terceiro título de sua história com o enredo A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um. Agora em 2014, a escola busca o bicampeonato (quarto título) com o enredo Retrato de Um Brasil Plural. É com este samba que a bateria da Vila Isabel vai encerrar o show na Sala Funarte Sidney Miller.

Projeto 'Música no Capanema'

26/02, quarta, às 18h30 - Hamilton Holanda Trio

27/02, quinta, às 18h30 - Bateria da Vila Isabel

ENTRADA FRANCA

Sala Funarte Sidney Miller

Rua da Imprensa, nº 16, térreo

Palácio Gustavo Capanema

Centro - Rio de Janeiro (RJ)

Horário: sempre às 18h30

Bilheteria: (21) 2279 8087

Tags: capanema, funarte, Hamilton, show, Vila

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.