Jornal do Brasil

Terça-feira, 22 de Julho de 2014

Cultura

Ateliê Art’ InLoco abre exposição coletiva no Rio de Janeiro

Jornal do Brasil

Instalado em uma casa centenária em Santa Teresa, o Art` In Loco reúne os trabalhos de escultura, gravura, desenhos e pintura desenvolvidos pelos artistas Marcius Tristão, Alex Nery, Bárbara Sotério, Jade Mascarenhas, Marco forgiarini e Matheus Grimião. Além de ateliê, o espaço transforma-se em galeria com exposições de curta duração, em que as obras são distribuídas e ambientadas por todo o espaço, utilizando-se de todo o ferramental cotidiano ao redor. Prensas, máquinas, fornos e mesas de trabalho emolduram as peças, em um deleite visual entre o contraste da obra como objeto de desejo e os bastidores de sua criação.

De 20 fevereiro a 20 de março, o Art`In Loco leva seu acervo reunido para  outro cenário, o Espaço Furnas, em uma exposição coletiva dividida em dois temas. “Inventa” compreende as esculturas metálicas de Marcius Tristão, pesquisador constante de formas, materiais, técnicas (algumas patenteadas) e temáticas. Marcius apresenta quatro séries de trabalhos: as “Optikês”, esculturas óticas, com aparência de vidro, feitas em aço inoxidável polido;“Fractais”, processo aleatório imitando a geometria da natureza; “Placas”, esculturas com “fractais” e inclusões metálicas; e as “Experimentais”, esculturas em processo de pesquisa e desenvolvimento.

Já “Gravetos” é composta pelos trabalhos de Alex Nery, Bárbara Sotério, Jade Mascarenhas, Marco Forgiarini e Matheus Grimião. Técnicas de gravura – litografia, xilografia e metal – são desenvolvidas em peças que carregam o olhar particular de cada artista: a maestria dos traços realistas de Alex Nery, como no trabalho “Raízes”, os sentimentos que transbordam dos personagens de Bárbara Sotério, as memórias da infância de Jade Mascarenhas, as linhas abstratas das obras de Marco Forgiarini e os fragmentos do cotidiano capturados por Matheus Grimião.

Serviço:

Coletiva Art’ InLoco

Espaço Furnas Cultural. Endereço: Rua Real Grandeza, 219, Botafogo – Tel. 2528-5166

Abertura: 20 de fevereiro de 2014, às 19h

Visitação: 20 de fevereiro a 20 de março

Terça a sexta, das 14hs às 18hs l Sábado, domingo e feriados das 14hs às 19hs

Entrada gratuita

Tags: ateliê, esculturas, Exposições, galeria, gravura

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.