Jornal do Brasil

Domingo, 14 de Setembro de 2014

Cultura

Peça inspirada em Odisseia faz nova temporada em estações de trem do Rio

IN_TRÂNSITO fica em cartaz até 23 de março, sempre aos sábados e domingos

Jornal do Brasil

O projeto que agitou a rotina de cerca de 500 mil passageiros que utilizam os trens da SuperVia no ano passado está de volta neste verão. É o espetáculo IN_TRÂNSITO, uma parceria entre o grupo teatral carioca Cia. Marginal e a atriz, diretora e idealizadora do projeto, Joana Levi. 

A intervenção urbana, dirigida por Joana Levi e Isabel Penoni, propõe um percurso itinerante por estações e vagões de trens da cidade, partindo da estação Central do Brasil, com paradas nas plataformas de Bonsucesso, Triagem, Manguinhos e São Cristóvão. A temporada vai até 23 de março, sempre aos sábados e domingos.

Espetáculo IN_TRÂNSITO, do grupo Cia. Marginal, pretende intervir na jornada das grandes cidades, provocando um novo olhar sobre o trajeto diário da casa ao trabalho
Espetáculo IN_TRÂNSITO, do grupo Cia. Marginal, pretende intervir na jornada das grandes cidades, provocando um novo olhar sobre o trajeto diário da casa ao trabalho

Livremente inspirada em Odisseia de Homero, a performance pretende intervir na jornada dos habitantes das grandes cidades, provocando um novo olhar sobre o trajeto que se faz diariamente da saída do trabalho até a chegada em casa. 

"A mítica viagem de Ulisses de volta para casa depois de dez anos de guerra é comparada à aventura cotidiana do sujeito contemporâneo, que navega diariamente pelas veias ferroviárias, do centro às periferias do Rio de Janeiro. O retorno de Ulisses inspira um novo olhar sobre as odisseias cotidianas. Barcos são iguais a vagões; mar igual a trilhos; e nossas ilhas são as estações", explica Isabel Penoni.

Segundo Joana Levi, a peça tem um olhar sensível sobre a cidade e a rotina do carioca: "Ao intervir em estações e vagões de trens, a performance propõe um diálogo poético com a paisagem urbana e promove um cruzamento de públicos, assim como de referenciais eruditos e populares. Reunindo atores, espectadores e passageiros comuns em um percurso interativo permeado de experiências sensoriais, a intervenção funciona como uma espécie de visita guiada a um trecho específico da cidade."

Com oito atores em cena durante duas horas, IN_TRÂNSITO será realizado até o dia 23 de março, de forma gratuita (mediante a compra do bilhete de viagem), sempre aos sábados e domingos, às 15h20. A remontagem conta com a parceria da SuperVia e é financiada pela Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Tags: in_trânsito, odisseia, supervia, teatro, trem

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.