Jornal do Brasil

Terça-feira, 30 de Setembro de 2014

Cultura

Série musical "Futebol no país da música" recebe Kleiton & Kledir, no Rio 

Jornal do Brasil

Esquentando para a Copa, a série musical Futebol no País da Música, baseada no livro homônimo de Beto Xavier, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio segue em sua semana de shows mostrando as interações entre essas duas verdadeiras paixões nacionais: o futebol e a música. Neste fim de semana, dias 14 e 15, sexta e sábado, na Tenda do CCBB, na Praça dos Correios, é a vez dos gaúchos Kleiton & Kledir e a banda carioca Bate Bola serem recebidos neste bate bola musical pelos anfitriões Rodrigo Carvalho e Marcelinho Moreira com muita música e papo sobre futebol e interpretando, juntos ou sozinhos, clássicos que mostram a conexão entre essas duas paixões brasileiras.

O projeto tem direção artística de Túlio Feliciano e direção musical de Paulão 7 Cordas. O encerramento da série será com Teresa Cristina e Rogê, nos dias 21 e 22 de fevereiro. Kleiton & Kledir lançaram, com mais três amigos, a banda Almôndegas, nos anos 70, que foi um marco na história da música do Rio Grande do Sul. Foram quatro discos e muitos shows. 

Em 1980, a dupla lançou o primeiro disco da dupla, sucesso imediato e apresentações que arrastavam um público enorme por todo o Brasil. Lançaram vários discos (inclusive em espanhol) – o que lhes rendeu disco de ouro e shows nos EUA, Europa e América Latina – e trouxeram definitivamente a nova música gaúcha para a cultura brasileira, eternizando um sotaque diferente, uma maneira própria de falar e cantar, com termos até então desconhecidos como “deu pra ti” e “tri legal”. Transformaram-se em símbolos do gaúcho contemporâneo, do homem moderno do sul do Brasil, o que fez com que o Governo do Estado lhes conferisse o título de “Embaixadores Culturais do RS”. E este show terá repertório especial, além de seus sucessos comoVira, VirouAutrorretrato e Deu Pra Ti, vão mostrar de um número lítero-musical que já apresentam em alguns shows sobre o tema e uma rixa cultivada há décadas entre os dois: Kleiton torce para o Grêmio e Kledir é Internacional.

O grupo Bate Bola, que também fará uma participação, é formado por craques da bola e da música, com uma seleção imbatível de canções da nossa MPB. O resultado dessa mistura está no CD homônimo, uma homenagem à maior paixão nacional de todos os brasileiros: o futebol. Os “técnicos” Ruy Faria e Afonso Machado são craques incontestáveis: Ruy, cantor, compositor e diretor musical, ajudou a fundar o grupo MPB 4 em 1964, do qual se desligou em 2004. Afonso Machado é compositor, bandolinista e integra o lendário Galo Preto. Ambos “escalaram” seus filhos, os talentosos Francisco Faria e Thiago Machado para juntos recriarem canções como Um a zero (Pixinguinha, Benedito Lacerda e Nelson Ângelo), Linha de Passe (João Bosco e Aldir Blanc), Aqui é o País do Futebol(Milton Nascimento e Fernando Brant), Na cadência do Samba (que bonito é) (Luis Bandeira) e a pouco conhecida O Futebol (Chico Buarque), entre outras canções que, como estas, estarão no roteiro do show.

Serviço

Show: série musical Futebol no País da Música – com Kleiton & Kledir e banda Bate Bola

Local: Tenda do CCBB na Praça dos Correios (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro - 3808-2020)

Data: dias 14 e 15 de fevereiro de 2014 – sexta e sábado 

Horários: 21hs

Preços: R$ 5,00 e R$ 10,00

Formas de pagamento: dinheiro e cartões Mastercad, Redeshop e VisaBilheteria: de quarta a segunda, das 9h às 21h

Classificação: Livre

Capacidade: 500 lugares

Tags: Bola, craques, homenagem, mpb, música

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.