Jornal do Brasil

Sábado, 22 de Novembro de 2014

Cultura

Carnaval é comemorado de várias formas na Itália

Agência ANSA

O carnaval pode ser um dos símbolos do Brasil, mas também é festejado em outros países. Na Itália, a festa possui contornos parecidos com os nossos em algumas regiões, como o uso de carros alegóricos, por exemplo, mas em outras pode ser bastante diverso.     

Nas praças de Veneza, a festa tem início em 14 de fevereiro, mesma data em que se comemora o São Valentim, o dia dos namorados em alguns países estrangeiros. A edição de 2014 tem como tema "A Natureza Fantástica" e entre as novidades, a abertura do "Arsenale della Serenissima" todas as noites, com jogos de luz e fontes de água.     

Já na Toscana, em Viareggio, haverá 400 desfiles de carros alegóricos, uma tradição desde 1873. Para esta edição estão programados 766 carros grandes e 476 menores.     

Em Ivrea, na região do Piemonte, a festa tem origem no Dia da Epifania. Na data é lembrada uma rebelião contra um tirano começada por um jovem e que depois foi seguido por toda a cidade. Por conta disso, a cidade promove a Batalha das Laranjas, onde os participantes são divididos em duas equipes - uma representando os homens do imperador e outra representando o povo.     

Em Busseto, na Emília Romana, a festa se estende por quatro domingos, que começam no dia 16 de fevereiro.     

Na região de Friuli-Venezia-Giulia, no noroeste da Itália, se renovam tradições carnavalescas, que sofreram influencia das culturas alemãs, eslavas e mediterrâneas, como a Noite das Lanternas do Carnaval de Sauris.

Tags: festa, itália, ivrea, momo, regiões

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.