Jornal do Brasil

Quinta-feira, 21 de Agosto de 2014

Cultura

Banda 'Os Mulheres Negras' se apresenta na Caixa Cultural

Jornal do Brasil

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta, de 14 a 16 de fevereiro, às 19h, a banda “Os Mulheres Negras”. Após o sucesso dos anos 1980 e 1990, os músicos André Abujamra e Maurício Pereira voltam com novidades e experiências adquiridas durante o período em que realizaram projetos individuais. O repertório inclui sucessos como “Sub”, “Eu Vi”, “Martim”, “John”, algumas músicas inéditas e muito improviso. A apresentação tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Com novo show percorrendo as principais cidades do País, a dupla marcada pela teatralidade mantém a mesma energia e disposição de 30 anos atrás. Com letras irreverentes e equipamentos eletrônicos que continuam a soar como orquestra, os dois misturam gêneros e fazem paródias, unindo tecnologia e humor.

 “Os Mulheres Negras” foram considerados um dos principais representantes das vanguardas paulistas dos anos 1980, e se apresentaram em diversos shows no circuito alternativo de São Paulo, sempre atraindo uma legião de fãs. Recentemente, “a terceira menor big band do mundo”, como os músicos se intitulam, teve sua biografia documentada no filme “Música serve para isso – Uma história dos Mulheres Negras”. A produção foi exibida no festival In Edit, em outubro passado, em Barcelona, e ganhou no voto popular a versão nacional do mesmo festival.

 

Os Mulheres Negras:

André (Guitarra, pedais, efeitos e voz) e Mauricio (Sax, efeitos e voz) se conheceram em um curso de percussão africana, em 1984, formando a banda no ano seguinte. André, com o seu multicultural Karnak, onde reuniu a nata dos músicos paulistanos dos anos 90, o drum and bass Fat Marley, o punk Gorki, o filme-show “Mafaro”, além de uma carreira de produtor e trilheiro premiado do cinema brasileiro com produções como "Carandiru", "Carlota Joaquina". Mauricio se aprofundou na canção como compositor em trabalhos autorais como "Mergulhar na Surpresa" e "Pra Marte", como cantor, nos discos com o Turbilhão de Ritmos, em seu trabalho como crooner do programa “Fanzine”, de Marcelo Rubens Paiva, nos anos 1990 na TV Cultura, e no duo Pereirinha & Pereirão, com seu filho Tim Bernardes, que toca na banda “O Terno”.

 

Serviço:

Show Os Mulheres Negras

Duração: 1h

Data: De 14 a 16 de fevereiro de 2014 (sexta-feira a domingo)

Horário: 19h

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena

Endereço: Av. Almirante Barroso, nº 25, centro (Metrô: Estação Carioca)

Telefone: (21) 3980-3815

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia.

Lotação: 226 assentos (sendo 4 para cadeirantes)

Classificação etária: Livre

Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h

Acesso para pessoas com deficiência

Tags: Arte, Centro, cultura, lazer, Rio, show

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.