Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

Cultura

Banda de Ipanema faz ensaio aberto neste sábado na Praça General Osório

Jornal do Brasil

A Banda de Ipanema, que completa 50 carnavais este ano,  faz ensaio aberto no sábado (dia 8), às 16 horas, na Praça General Osório, em Ipanema. Cerca de 40 músicos vão fazer um grande baile a céu aberto. Às 13 horas, será lançada a camiseta comemorativa. Ela é dourada e tem os principais ícones do Rio de Janeiro: o Maracanã, os Arcos da Lapa, o Pão de Açúcar, o Morro Dois Irmãos e a Igreja da Penha. Traz uma homenagem aos seus fundadores, que participam do desfile no dia 15 de fevereiro.

Fundada no dia 13 de fevereiro de 1965, a Banda de Ipanema é presidida por Cláudio Pinheiro, fundador e irmão de Albino Pinheiro, que faz questão de manter o caráter democrático da agremiação.  A banda é para todos, diz Claudio Pinheiro. 

A Banda de Ipanema em seus desfiles de 2014 festeja também os centenários de nascimento de Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues e Aracy de Almeida. Familiares desses artistas participam do desfile da banda do dia 1 de março.

Programação completa da Banda de Ipanema para o Carnaval 2014:

8 de fevereiro– Lançamento da camiseta e ensaio aberto –

13 horas – Lançamento da camiseta da Banda.

16 horas - Começa o ensaio aberto, que contará com cerca de 40 músicos. No repertório, marchinhas, sambas-enredos, frevo maxixes e coco.

15 de fevereiro - Primeiro grande desfile -  Concentração a partir das 16 horas na Rua Gomes Carneiro. Saída: 17h30 pontualmente.  Nesse primeiro desfile, a Banda de Ipanema contará com muitos fundadores: Cláudio Pinheiro, presidente da Banda, José Ruy, Jaguar, Sérgio Cabral, Ferreira Gullar, Ziraldo, entre outros. É um ano de ouro.

 

23 de fevereiroBanho de mar à fantasia. Concentração: às 10 horas no Posto 8 - Av. Vieira Souto. Sai às 11 horas rumo ao Posto 9. No final do trajeto, os foliões tomam banho de mar. A tradição é que os foliões se vistam com roupas de papel crepon. A Banda oferece gratuitamente algumas dezenas de fantasias.

 

1 de marçoSegundo grande desfile -  Concentração a partir das 16 horas na Rua Gomes Carneiro. Saída: 17h30 pontualmente. Nesse dia, a Banda homenageia os centenários de nascimento de Dorival Caymmi, Lupicínio Rodrigues e Aracy de Almeida. Familiares dos homenageados participam do desfile.

 

Dia 3 de março:  Bandinha infantil - dia 3 - dentro da Praça General Osório. A Banda de Ipanema tem um repertório voltado exclusivamente para a criançada. Começa às 15 horas e termina ás 19h30. As crianças recebem confete e serpentina.

 

4 de março - Terceiro grande desfile -  Concentração a partir das 16 horas na Rua Gomes Carneiro. Saída: 17h30 pontualmente

Tags: Blocos, Carnaval, ipanema, Rio, rua

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.