Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Julho de 2014

Cultura

'Em Família': Jovem gaúcha terá a sua estreia na TV na novela de Manoel Carlos

Jornal do Brasil

Ela sempre foi muito tímida e o seu primeiro contato com o teatro surgiu aos 11 anos. O palco era uma alternativa encontrada pela mãe da atriz Duda Meneghetti de tirar um pouco da timidez da filha. Dois anos depois, a menina estrelou o espetáculo infantil Livro Encantado. Aos 18, fez figuração em um comercial. Este ano, Duda será um dos personagens da novela global Em Família. 

"Na época que eu fiz o comercial, eu decidi que queria seguir a profissão de atriz pro resto da minha vida", conta Dua. Atuar no horário nobre era algo inimaginável para a jovem atriz de 21 anos. Estudante de Publicidade na PUCRS, Duda tinha um cadastro antigo no banco de talentos da Globo, feito em Porto Alegre, e foi chamada para um novo teste no Rio de Janeiro.

"Eu era ruim, nunca tinha feito nenhuma aula de interpretação para TV e cinema. Era bem teatral e exagerada", descreve ela. Assim como muitos jovens que sonham em seguir uma carreira artística, a faculdade em outra área era uma maneira de não apostar todas as fichas em um sonho que, inicialmente, parecia distante e inseguro. Com a convocação para a novela “Em Família”, Duda trancou, enfim, o último semestre do curso de Publicidade e Propaganda, na PUCRS. "Minha mãe quer que eu me forme. E eu vou, no futuro, somente para ter o diploma. Não é com isso que eu quero trabalhar", diz a atriz. 

Na trama, Duda vai viver a personagem Rafaela, que pertence ao elenco da segunda fase da história escrita por Manoel Carlos, juntamento com um elenco de jovens que estarão se formando no colégio. Ela será amiga de Shirley, interpretada por Alice Wegmann, e ambas serão inimigas da Helena – que, na segunda fase, será interpretada por Bruna Marquezine. É nessa etapa que irão acontecer conflitos que serão base para a terceira fase da história, com os personagens já adultos. 

Duda Meneghetti viverá Rafaela na segunda fase da novela Em Família
Duda Meneghetti viverá Rafaela na segunda fase da novela Em Família

A oportunidade de fazer parte do elenco global surgiu a partir de um teste feito na Capital gaúcha. "Eu já tinha feito um cadastro na Globo há uns anos. Quando surgiu esse teste, no primeiro semestre desse ano, tive sorte por fazê-lo junto a um ator que eu já conhecia. Nos encontramos antes para ensaiar e, por isso, o nervosismo foi menor", conta Duda. Algumas semanas depois, a jovem foi chamada para a realização de outro teste, dessa vez, no Rio de Janeiro. As expectativas foram muitas, mas o nervosismo não foi só ao redor delas: a guria nunca tinha viajando de avião, e brinca que a viagem foi mais tensa do que o teste.

Meses depois, Duda teve que enfrentar outro check-in, dessa vez para Goiás, onde foram gravadas cenas da novela e onde ela teve o primeiro contato com a indústria televisiva. "Rolou muito frio na barriga. É muito diferente do que temos aqui no Sul. Fiquei um pouco surpresa, eu não tinha a dimensão do tamanho do negócio. E lá, diferente do que já fiz no Sul, cada um tem a sua única função - e tu não pode interferir na de outra pessoa", relembra ela. 

Depois dessa experiência, Duda pretende ficar um tempo pela cidade maravilhosa e apostar fichas também em São Paulo. "Tudo aconteceu muito rápido. Sei que é difícil e que é uma sorte muito grande eu estar lá. Mas a partir de agora, não sei muito o que esperar". Para quem quer seguir os mesmos passos, a guria aconselha: "O problema é que muita gente segue outra carreira paralela à de ator, por segurança, por ser uma profissão difícil. Começar uma carreira dessas gera estresse. É preciso bastante sorte e um pouco de talento. Mas o principal é decidir".

Tags: duda, globo, horário, nobre, novela, personagem

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.