Jornal do Brasil

Sábado, 24 de Fevereiro de 2018 Fundado em 1891

Cultura

Aniversário de Henfil será comemorado com evento no Museu da República

Criador da 'Graúna' faria 70 anos no dia 5 de fevereiro

Jornal do Brasil

Se estivesse vivo, o cartunista Henfil completaria 70 anos no dia 5 de fevereiro. Para comemorar a data, o Instituto Henfil e a ONG Henfil Educação e Sustentabilidade realizarão nesse dia um evento com a presença de nomes como o ator e diretor Paulo Betti, o jornalista Tárik de Souza e o músico Nelsinho Rodrigues. Eles irão compor uma mesa-redonda com breves falas sobre a memória e a relevância artística, cultural e política da obra do Henfil, a ser realizada no Museu da República, às 19 horas.

Além das homenagens, o evento também será marcado pela apresentação de novos números da Coleção Fradim, que a ONG Henfil Educação e Sustentabilidade começou a relançar em 2013 com o selo comemorativo "25 Anos sem Henfil - 'Morro, mas meu desenho fica'". A série, composta por 31 revistas lançadas originalmente entre 1970 e 1980 pelo cartunista, ganhou uma adicional edição zero e já conta com 12 revistas relançadas na íntegra, com previsão de disponibilização dos demais números até o final do mês de fevereiro, comemorativo dos 70 anos.

O evento é aberto a frequentadores do Museu, personalidades políticas da região, imprensa, estudiosos e fãs de quadrinhos e convidados especiais.

A importância da obra do Henfil

Além de ser criador de alguns dos personagens mais queridos das tirinhas brasileiras, como a Graúna e os fradins Cumprido e Baixim, ou mesmo os mascotes de grandes times de futebol, como o Urubu do Flamengo, Henfil influenciou a vida política e social do país, participando de movimentos políticos importantes, como o da Anistia, e lançando a campanha pelas eleições diretas, cujo bordão "Diretas Já!", inclusive, é de sua autoria.

Serviço:

70 anos de Henfil - Morro, mas meu desenho fica

Dia 5 de fevereiro de 2014 - quarta-feira

Horário: 19 horas

Local: Museu da República - Rua do Catete, 153 - Rio de Janeiro

Tags: Rio, cartunista, henfil, lançamento, revistas

Compartilhe: