Jornal do Brasil

Quinta-feira, 24 de Abril de 2014

Cultura

Coordenador da Bienal de Brasília quer repetir sucesso da primeira edição

Agência Brasil

A expectativa do governo do Distrito Federal e dos organizadores da 2ª Bienal do Livro e da Leitura é que o evento repita o sucesso de público da primeira edição, em 2012. Agendada para o período de 12 a 22 de abril, na capital federal, a bienal promete contar com a presença de autores de destaque e promover palestras, seminários e uma mostra de cinema sobre os 50 anos do golpe militar.

De acordo com o coordenador-geral do evento, Nilson Rodrigues, mais de 250 mil pessoas compareceram à primeira edição. “Essa bienal é a bienal da afirmação. Na primeira edição, já nos colocamos como um dos principais projetos de livro e leitura do país”, disse. “Essa vai ser uma edição de consolidação de Brasília e da nossa bienal como uma referência no mundo da literatura e no mercado de livros do país.”

Para o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, a segunda edição do evento vai consolidar a parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura. “Estamos procurando organizar a bienal em torno da rede escolar. A cultura no Brasil não pode ser tratada exclusivamente na dimensão do entretenimento. É preciso tratá-la como formação de valores e formação de consciência.”

Já o secretário de Educação do Distrito Federal, Marcelo Aguiar, lembrou que o evento proporciona aos alunos e professores, sobretudo da rede pública, a possibilidade de adquirir livros. “O livro ainda guarda a sua alma. O professor tem que saber muito bem trabalhar com isso e incentivar que o aluno leia cada vez mais. Não podemos perder essa prática. Só existe a possibilidade de uma boa educação e de desenvolvimento humano se houver leitura. Não existe outra mágica.”

 

Confira alguns dos autores estrangeiros e brasileiros confirmados para a 2ª Bienal do Livro e da Leitura:

Eduardo Galeano (Uruguai)

Naomi Wolf (Estados Unidos)

Leonardo Padura (Cuba)

Kim Young-Ha (Coreia do Sul)

Murong Xuecun (China)

Conceição Lima (São Tomé)

Nnedi Okorafor (Estados Unidos/Nigéria)

Valeria Luiselli (México)

Pola Oloixarac (Argentina)

Pierre Levy (França)

Ariano Suassuna

Cristovam Buarque

Vladimir Safatle

Antônio Prata

Paulo Rezzutti

Mary del Priori

Marco Aurélio Schaumioeffel

Lília Schwarcz

André Lemos

Miguel do Rosário

Tags: bienal, DF, escritores, lançamento, livros

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.