Jornal do Brasil

Domingo, 23 de Novembro de 2014

Cultura

'Dona Macbeth' estreia sexta-feira na Casa de Cultura Laura Alvim

Jornal do Brasil

Desde o último dia 10, a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, tem sido a sede da Cia. Portátil, de Curitiba, para apresentar os espetáculos que fazem parte da mostra Multiprocessador. Nesta sexta-feira, dia 24, estreia a terceira peça chamada “Dona Macbeth” às 20h. O espetáculo fica em cartaz de sexta a domingo até o dia 23 de fevereiro. Com texto e direção de Rafael Camargo, a peça traz o espírito de Lady MacBeth como fonte de inspiração e tem no elenco Amandha Lee, Joelson Medeiros, Stella Maris Moreira, e Zeca Cenovicz.

O espírito de Lady MacBeth, personagem criado por William Shakespeare, pulsa como entidade e inspiração neste ensaio do dramaturgo e diretor Rafael Camargo. Paixões, ambições desmedidas, assassinatos, tragédias e escolhas por vezes sombrias e nem sempre legítimas ou acertadas, constroem um fotograma de conflitos humanos e sua busca por algum tipo de saída.

A força da vida, da sobrevivência, da existência, das convivências, dos amores e desamores, constroem o pano de fundo para uma reflexão sobre o homem, as conquistas, o poder e seu preço.

Fragmentos de falas reinventadas de Lady MacBeth e textos originais, sobrepostos, desenham o caminho de diferentes proporções e olhares, sobre pessoas, escolhas, desejos, a natureza e o acaso.

O sobrenatural, representado por seres espectrais místicos, num insistente bordão- por mais  contraditório que possa parecer- nada mais é que uma busca de racionalidade, de um tipo de consciência, de uma moral, ou simplesmente de uma ética mínima. O extraordinário criado pelo homem para orientá-lo. 

Ainda que caminhando a aparentes passos largos, em jatos supersônicos, engatinhando parece estar o homem, bem longe de uma ideia de humanidade solidária e serena como deseja a frágil e ingênua utopia do autor.

 

Dona Macbeth

Texto e direção: Rafael Camargo

Com Amandha Lee, Joelson Medeiros, Zeca Cenovicz e Stella Maris Moreira

Temporada: 24/01 a 23/02 - Sexta, sábado e domingo às 20h

Valor: R$ 30,00 (inteira)

Classificação: 14 anos.

Duração: 50 min.

Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Espaço Rogério Cardoso. Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema.

 

Tags: companhia, estreia, ipanema, peça, teatro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.