Jornal do Brasil

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Cultura

Morre o maestro italiano Claudio Abbado

Agência ANSA

Morreu hoje, 20, aos 80 anos Claudio Abbado, grande maestro italiano e considerado um dos maiores músicos do século XX. Ele já estava doente há algum tempo e faleceu em sua casa em Bolonha.

    "Esta manhã, às 8h30, morreu serenamente Claudio Abbado, rodeado por sua família", dizia nota publicada pela família. Em agosto do ano passado, Abbado havia sido nomeado pelo presidente da Itália, Giogio Napolitano, senador vitalício. Mas devido a suas condições de saúde, sua vida pública já estava encerrada há algum tempo. Nascido em Milão em 26 de junho de 1933, Claudio Abbado era filho do violinista Michelangelo Abbado. Iniciou seus estudos no Conservatório de Milão em 1955 e a partir daí começou uma brilhante carreira acadêmica e profissional. Aos 27 anos começa a trabalhar no mítico Teatro alla Scala, em Milão, onde depois se torna diretor musical, cargo que ocupou entre 1968 e 1986.

    Durante sua passagem, contribuiu para ampliar o repertório, abrindo-o para a modernidade. Abbado também esteve à frente da Filarmônica de Berlim, da Orquestra Sinfônica de Londres e da Ópera de Viena. Atualmente era diretor da Orquestra Mozart de Bolonha. 

Tags: bolonha, itália, morte, música, SAÚDE

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.