Jornal do Brasil

Terça-feira, 23 de Dezembro de 2014

Cultura

Orquestra Jovem de Paquetá tocará na Alemanha

Agência Brasil

A Orquestra Jovem Paquetá, formada por 20 jovens de 13 a 22 anos, moradores da Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, embarca sábado para uma turnê na Alemanha. A orquestra faz parte de um projeto de capacitação artística e cultural com a música sinfônica, as artes integradas e a cidadania, o Bem Me Quer Paquetá.

A formação do grupo musical teve início no ano 2000. “No começo, os jovens eram conhecidos como os Flautistas de Paquetá, mas aos poucos, com a entrada de outros instrumentos, foi se definindo a orquestra”, conta o coordenador do projeto, José Lavrador. Segundo ele, os jovens músicos chegaram a um nível de maturação que os capacita para a turnê.

Antes da viagem, a orquestra fará uma apresentação de despedida, o “Concerto de Bota-Fora”, amanhã (20), na Casa de Artes Paquetá. O repertório, exclusivamente de compositores brasileiros, será o mesmo que os jovens apresentarão em cinco cidades alemãs, até o dia 9 de fevereiro.

“A perspectiva de uma viagem internacional provoca impacto muito grande sobre os jovens, porque muitos deles nunca tiveram oportunidade de sair do Brasil e alguns pouco conhecem outros lugares, além de Paquetá”, conta Lavrador.

Além das apresentações das obras de compositores como Villa-Lobos, Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno, Guerra-Peixe, Lorenzo Fernández, Sivuca, Tim Rescala e Tom Zé, os jovens vão interagir com músicos locais e participar de um ensaio aberto da Orquestra Filarmônica de Berlim, uma das mais prestigiadas do mundo.

 

Tags: Arte, concertos, cultura, exterior, paquetá

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.