Jornal do Brasil

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

Cultura

Festival Superfantástico! apresenta seleção de filmes para o público infantil

Agência Brasil

As férias de verão são o período do ano em que as salas de cinema dedicam boa parte de sua programação aos filmes destinados ao público infantil. Quase sempre, no entanto, essa programação é dominada pelas produções hollywoodianas, com temas e personagens distantes da realidade brasileira.

A partir deste sábado (18) um festival que já está em sua terceira edição ocupará o cinema da Caixa Cultural Rio durante três fins de semana seguidos com o melhor do cinema brasileiro para os pequenos. O Superfantástico! Festival de Cinema Infantil traz uma seleção de filmes – nove longas-metragens e 12 curtas – que valorizam a cultura nacional na formação das crianças. 

“São filmes aos quais o público, em geral, não teria acesso e que buscam resgatar elementos genuinamente brasileiros, valorizando o folclore, a literatura e o imaginário infantil”, ressalta a produtora do festival, Flávia Moretti. Segundo ela, o evento também é uma contribuição indireta para o fomento da produção cinematográfica nacional voltada para a criançada.

Os filmes selecionados foram produzidos entre 2000 e 2012. Um dos destaques é o premiado Eu e Meu Guarda-Chuva (2010), longa dirigido por Toni Vanzolini e baseado no livro do mesmo nome de Branco Mello e Hugo Possolo. O filme conta a história de Eugênio, um garoto de 11 anos que jamais se separa do guarda-chuva herdado de seu avô e que precisa resgatar sua grande paixão, Frida, sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen e presa na sombria casa onde fica sua nova escola. 

Vencedor do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2013 na categoria animação, Brichos 2 – A Floresta é Nossa, de Paulo Munhoz, aborda questões de conscientização ecológica a partir de personagens que fazem parte da fauna brasileira. Também ganhador do mesmo prêmio, mas na categoria filme infantil no ano de 2009, Pequenas Histórias, de Helvécio Ratton, apresenta quatro relatos protagonizados por personagens do imaginário popular. 

O Superfantástico! Festival de Cinema Infantil fica em cartaz até 2 de fevereiro, com sessões aos sábados e domingos, às 14h, 16h e 18h. Os ingressos custam R$ 2, a inteira, e R$ 1, a meia-entrada. A Caixa Cultural Rio fica na Avenida Almirante Barroso, 15, no centro do Rio.

Tags: Arte, cinema, criançada, cultura, lazer

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.