Jornal do Brasil

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2014

Cultura

O mundo em cartaz na Caixa Cultural do Rio

 O designer Rico Lins realiza mostra com mais de 70 obras da sua coleção de cartazes internacionais

Jornal do Brasil

A Caixa Cultural Rio de Janeiro apresenta até o próximo domingo (19/1) a exposição “Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos”. A mostra revela o que há de melhor no cartazismo internacional, em mais de 70 peças de vários países, como França, Alemanha, Polônia, Cuba, Japão, Suíça, EUA, Itália, Espanha e Holanda, as quais o designer carioca coleciona há 34 anos. Um dos destaques é a série de cartazes sobre Direitos Humanos, criada em 1989 por diferentes designers, em comemoração aos 200 anos da Revolução Francesa.

Coleção de Rico Lins tem como destaque cartaz sobre Direitos Humanos
Coleção de Rico Lins tem como destaque cartaz sobre Direitos Humanos

Reunindo peças de autores como o polonês Henryk Tomazewski, o japonês Shigeo Fukuda, o espanhol Isidro Ferrer, o suíço Niklaus Troxler, o alemão Pierre Mendell, e os americanos Tibor Kalman e Milton Glaser, entre outros, a coleção é resultado do cuidadoso garimpo, realizado por Rico Lins, desde que entrou em contato com o cartazismo da contracultura americana, do pop e do maio de 68 francês. Também serão expostas obras assinadas por coletivos, como Grapus, Ostengrouppe e Radovan Jenko.

Os primeiros cartazes, Rico não esquece, fazem parte de uma série de trabalhos com os temas circo e espetáculos teatrais, adquirida em Varsóvia, em 1979. “A Polônia tem uma grande tradição e foi a propulsora de toda uma geração de cartazistas internacionais, alguns dos principais ainda em plena atividade atualmente”, afirma o colecionador. Esta é a primeira vez que o designer realiza mostra da sua coleção.

Formado em 1976 pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), no Rio, Rico possui artigos e portfólios publicados em inúmeros livros e nas principais revistas nacionais e internacionais de design e comunicação. Seus trabalhos estão nas coleções do Musée d’Histoire Contemporaine e do Musée de l’Affiche et de la Publicité e da Bibliothèque Nationale Française, em Paris; do Pôle Graphique de Chaumont, no nordeste da França; Die Neue Sammlung, Staatliches Museum für Angewandte Kunst, em Munique; e do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Sua última exposição, no Rio de Janeiro, foi “Rico Lins: uma gráfica de fronteira”, em 2009, na CAIXA Cultural, que recebeu os prêmios Jabuti e APCA, em 2009, pela Obra Gráfica.

Serviço:

Exposição “Ponto de Vista – Coleção Rico Lins de Cartazes Contemporâneos”

Data: Até 19 de janeiro de 2014 (de terça-feira a domingo)

Hora: das 10 às 21h

Local: CAIXA Cultural do Rio de Janeiro – Galeria 1

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25 – Centro – Rio de Janeiro (RJ). Telefone: (21) 3980-3815

Entrada Franca

Classificação: Livre

Tags: cartazismo, coleção, direitos, humanos, internacional, rico

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.