Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Cultura

Nasa critica Beyoncé por usar em canção áudio de tragédia que matou 73

Portal Terra

Representantes da Nasa - a agência espacial norte-americana - estão furiosos com Beyoncé, após constatarem que a cantora incluiu na introdução da canção XO um trecho do áudio gravado após o acidente do ônibus espacial Challenger, ocorrido em janeiro de 1986. Na ocasião, os sete tripulantes morreram após a aeronave explodir e se desintegrar no ar logo após o seu lançamento.

Para ex-astronautas e parentes de profissionais mortos na tragédia, a cantora foi "insensível" ao incluir o áudio de seis segundos na canção, no qual se ouve o então relações públicas da Nasa Steve Nesbitt dizer, logo depois de a explosão ocorrer: "os controladores de voo estão prestando atenção muito cuidadosa à situação. Obviamente ocorreu uma avaria grave". 

"Estamos desapontados em saber que esse trecho foi usado na música. O momento incluido nesta canção é de grande emoção e dificuldade para as famílias, colegas e amigos", disse June Rodgers, viúva do comandante Dick Scobee, um dos tripulantes do foguete, ao jornal ABC News.

"Essa escolha de áudio foi inapropriada ao extremo. É mais ou menos como colocar em uma música as palavras do (finado jornalista e âncora de programas de notícias) Walter Cronkite ao público anunciando a morte do presidente Kennedy (em novembro de 1963) ou as chamadas para a emergência após os atentados de 11 de Setembro", completou Keith Cowing, ex-funcionário da Nasa. Ex-colegas dele também se pronunciaram contra a cantora, mas não tiveram seus nomes divulgados.

Beyoncé se defendeu das críticas em comunicado divulgado pela ABC, nesta quarta-feira (1º). "Meu coração vai às famílias que sofreram perdas no desastre do Challenger", ela disse. "A canção 'XO' foi gravada com a mais sincera intenção de ajudar a curar a dor daqueles que perderam entes queridos e para nos lembrar que coisas inesperadas acontecem. Então ame e aprecie cada minuto que tiver com aqueles que mais significam para você".

A estrela ainda afirmou que o áudio foi colocado na canção por seus autores em tributo ao trabalho da equipe do ônibus espacial com a esperança de que a tragédia não seja esquecida.

Tags: áudio, cantora, challenger, Críticas, gravação

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.