Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Cultura

‘Molière – A liga dos hipócritas’ estreia no Glauce Rocha, no Rio

Espetáculo, que tem curta temporada, relembra o drama pessoal do dramaturgo francês

Jornal do Brasil

A peça Molière – A liga dos hipócritas entra em cartaz na próxima sexta-feira (27/12), até 12 janeiro, no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio. O texto aborda a trajetória pessoal e artística do gênio do teatro universal Jean-Baptiste Poquelin de Molière durante o reinado absolutista de Luís XIV, o Rei Sol. A direção é de Bruce Gomlevsky.

A peça tem início com o período da consagração de Molière como dramaturgo oficial do Rei e apresenta um ponto de vista sobre acontecimentos que teriam sido determinantes para sua derrocada e triste morte em cena, durante a apresentação de sua peça O doente imaginário, em 1673.

Texto aborda a trajetória do gênio do teatro universal durante o reinado do Rei Sol
Texto aborda a trajetória do gênio do teatro universal durante o reinado do Rei Sol

Mikhail Bulgakov, autor da obra, destaca a reação da Igreja Católica contra as comédias do escritor francês, especialmente, contra Tartufo e a tragédia pessoal do dramaturgo, que se casa com Armande Béjart, desconhecendo o fato de que ela poderia ser sua filha com Madeleine Béjart, que fora a primeira atriz de sua companhia e sua companheira.

Ao longo da peça, presencia-se o acirramento da perseguição da Igreja a Molière e o consequente repúdio do Rei ao dramaturgo, que, envelhecido e doente, termina sua vida privado de todo o prestígio e reconhecimento que sua arte lhe dera.

Tags: glauce, molière, peça, Rio, teatro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.