Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Cultura

Exposição exibe acervo do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo

Mostra conta com obras de artistas como Amedeo Modigliani e Anita Malfatti

Agência Brasil

Está em cartaz até julho de 2014 a exposição O Antes, o Agora, síntese do acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (Mac-SP). Há 85 obras de artistas consagrados como Amedeo Modigliani, Anita Malfatti ao lado de outros mais jovens, como Albano Afono e Junior Suci. Está contemplado um período histórico que vem desde meados do século 19 até a atualidade. A mostra está no novo prédio da instituição, no Parque Ibirapuera, zona sul paulistana. 

A intenção da montagem é dar um panorama da diversidade do acervo do Mac, que completou 50 anos neste ano. “Esta opção por colocar lado a lado artistas modernos e contemporâneos visou proporcionar ao público, noção da pluralidade do acervo do museu”, explica o curador da exposição e diretor do Mac, Tadeu Chiarelli. 

Ao colocar obras mais antigas ao lado da produção mais recente, a curadoria tenta levar o público a compreender os caminhos percorridos pela arte no período. “Por outro, procurou criar uma exposição que instigasse o público a pensar sobre as fortes mudanças que ocorreram na arte nesses quase duzentos anos”, destaca o curador.

Chiarelli acredita que a disposição das obras tende a fazer com que os visitantes questionem as próprias opiniões sobre a arte. “Perturbar e ressignificar verdades consagradas são as funções de uma universidade preocupada com o devir do conhecimento”.

Tags: acervo, mac, malfatti, modigliani, SP

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.