ASSINE
search button

Serra da Capivara vai ganhar um museu que contará a história da região

Compartilhar

A Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), localizada em São Raimundo Nonato (PI), vai receber recursos não reembolsáveis do Fundo Cultural do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 13,7 milhões, para a implantação do Museu da Natureza. 

A unidade será construída próximo à entrada principal do Parque Nacional da Serra da Capivara, no município vizinho de Coronel Dias, e será administrada pela fundação. O anúncio da liberação do recurso foi feito hoje (13) pelo banco. A operação se dará no âmbito do Programa BNDES para o Desenvolvimento da Economia da Cultura (BNDES Procult). 

A coordenadora de Projetos da Fumdham, Rosa Trakalo, informou que o Museu da Natureza vai mostrar como era geologicamente a região “desde que era fundo do mar. O prédio vai ser uma espécie de espiral em que as pessoas irão visitando e a terra vai se povoando do ponto de vista animal e vegetal, até que o museu termina saindo na Caatinga atual”. Rosa Trakalo ressaltou que “é um pouco a história da Terra e, especialmente, como foi o processo aqui”.

A unidade abrigará a coleção de fósseis da macrofauna que ocupava a região e que sobreviveu às mudanças climáticas ocorridas há cerca de 10 mil anos, informou o BNDES, por meio de sua assessoria de imprensa. A exposição será feita de maneira didática e moderna, com a utilização de recursos digitais e de animação, entre outros. A área construída terá em torno de 4 mil metros quadrados.

A coordenadora de projetos da Fumdham avaliou que o Museu da Natureza constituirá um novo atrativo para a região e contribuirá para o incremento do turismo local. Ela acredita que a inauguração do Aeroporto Internacional Serra da Capivara, que deverá ocorrer até março de 2014, vai facilitar a expansão do número de visitantes anuais do parque. A perspectiva é que o museu seja entregue em 24 meses. A participação do BNDES corresponde a 68% do valor total necessário para a viabilização do projeto do museu.

O Parque Nacional da Serra da Capivara está situado no sudeste do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias, totalizando área de 129 mil hectares e 214 quilômetros de perímetro, que inclui diversos sítios arqueológicos. Um deles, o do Boqueirão da Pedra Furada, com pinturas rupestres pré-históricas características da região, é considerado o sítio arqueológico mais antigo das Américas.

O parque é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1991.