Jornal do Brasil

Quarta-feira, 23 de Abril de 2014

Cultura

Boni e Ricardo Amaral lançam no Rio livro sobre gastronomia

Publicação elege os principais e mais conceituados restaurantes do mundo

Jornal do Brasil

O ex-diretor-geral da Rede Globo e hoje sócio da TV Vanguarda, Boni, e o empresário Ricardo Amaral lançaram nesta terça-feira (10), no Rio de Janeiro, o livro "Boni & Amaral - guia dos guias", editado pela Casa da Palavra. A obra elege os principais e mais conceituados restaurantes do mundo, com comentários dos autores.

O lançamento ocorreu na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, que fica na Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, no bairro do Leblon. Foram vendidos mais de 300 livros e o lançamento contou a presença do presidente da Vale, Murilo Ferreira, da princesa Claudia de Orleans e Bragança, do neurocirurgião Paulo Niemeyer, e outros famosos. 

Boni e a princesa Claudia de Orleans e Bragança
Boni e a princesa Claudia de Orleans e Bragança

Nesta quarta-feira (11), a noite de autógrafos será na Argumento, no Shopping Rio Design, na Barra da Tijuca, e no dia 12, no Shopping Iguatemi, em São Paulo.

Segundo Amaral, a escolha do título, "guia dos guias", se deve ao fato de os autores incluírem no livro as cotações que os principais guias do mundo dão aos restaurantes elencados. "O livro também conta com a categoria 'ver e ser visto', com lugares ótimos para comer, mas também para badalar". Neste quesito, Boni e Amaral incluíram dois paulistanos: o Spot e o recém-inaugurado Le Bilboquet.

São três grandes listas, com 378 restaurantes de 26 países. Na principal estão os 100+, os melhores do mundo na avaliação deles. 

Oitenta foram visitados por Ricardo e Boni, e os demais, escolhidos a partir da sugestão de amigos, que formaram uma espécie de conselho consultivo. 

Presidente da Vale, Murilo Ferreira, também compareceu ao lançamento do livro
Presidente da Vale, Murilo Ferreira, também compareceu ao lançamento do livro

Na lista seguinte estão 185 restaurantes recomendados pela dupla. Foram escolhidos por sua grande qualidade, mas ainda precisam mostrar um quê de excepcionalidade para estar entre os 100+.

A terceira relação reúne 93 restaurantes para quem quer ver e ser visto. "Fui a todos", diz Amaral. "E eu provavelmente a nenhum, porque não gosto nem de ver, nem de ser visto", completa Boni.

Boni e Amaral deram notas de 1 a 10 aos restaurantes. Na lista dos 100+ entraram os que obtiveram mais de 17 pontos. No livro eles são apresentados em ordem alfabética, divididos por países. Onze restaurantes conseguiram os 20 pontos possíveis. 

Além de dar suas notas, Boni e Amaral informam a cotação recebida pelos restaurantes em guias como o Michelin e o Gault&Millau, e contam histórias.

Noite de autógrafos contou com a presença do neurocirurgião Paulo Niemeyer
Noite de autógrafos contou com a presença do neurocirurgião Paulo Niemeyer

SERVIÇO:

GUIA DOS GUIAS

Autores Boni e Ricardo Amaral

Editora Casa da Palavra

Preço: R$ 49,90 (332 págs.)

Tags: amaral, cozinha, Guia, lançamento, Rio

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.