Jornal do Brasil

Domingo, 20 de Abril de 2014

Cultura

Maratona competitiva renova o fôlego das bandas marciais no Rio 

Jornal do Brasil

Elas animam inauguração  de estabelecimentos comerciais, solenidades, eventos corporativos e confraternizações de fim de ano. Nesta época do ano em particular, elas são solicitadas para anunciar a chegada do Natal e as promoções das lojas. Elas são as bandas civis. É mais fácil encontrá-las no interior, mas não perderam a função na cidade grande, fazendo a alegria do povo e merecendo reconhecimento e valorização. Uma prova disso é a Maratona de Bandas Competitiva, que acontecerá neste sábado e domingo (7 e 8 de dezembro), no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. 

De tradição renascentista, as bandas de música do Rio de Janeiro nasceram na época da colonização portuguesa. Hoje são 100 bandas catalogadas no Estado, das quais 22 são centenárias e 19 foram reconhecidas como Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro pela Lei 5215 do Governo do Estado, de 02/04/2008.

A maratona competitiva vai acontecer no Teatro João Caetano, no Rio
A maratona competitiva vai acontecer no Teatro João Caetano, no Rio

É justamente o que vem fazendo o projeto Banda Larga -  Programa de Atualização para Bandas de Música do Estado do Rio de Janeiro, promovido pela a  Secretaria Estadual de Cultura do Rio com o objetivo de preservar as bandas e  profissionalizar seus músicos. Somente este ano, o programa contou com cerca de 500 inscritos, que se dividiram nas oficinas dos cinco municípios por onde o Banda Larga passou (Laje do Muriaé, Itaguaí, Barra Mansa, Saquarema e Santa Maria Madalena). A região metropolitana foi a que reuniu o maior número de interessados, com 264 inscritos; no interior, a Costa Verde foi a que mais atraiu participantes. A oficina mais procurada da edição 2013 do Banda Larga foi a de Regência, que atraiu 39 alunos em todos os polos. Dentre os instrumentos, o saxofone foi o mais procurado e foi tema de oficinas em Laje do Muriaé e Saquarema.

As aulas de Produção Cultural, incluídas no programa este ano, tiveram boa procura em todos os municípios, com uma média de 10 alunos por praça. A formação vai ajudar as bandas na formatação de projetos, possibilitando a participação em editais. Mas a grande novidade desta quarta edição do projeto é a realização de uma Maratona de Bandas competitiva, que acontecerá neste sábado e domingo (7 e 8 de dezembro), no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro. 

- O programa a Banda Larga promove o desenvolvimento das bandas de nosso estado por meio de cursos de reciclagem e do concurso que, com a obra de confronto, proporciona aos conjuntos o desafio de preparar um novo repertório – observa João Guilherme Ripper, diretor da Sala Cecília Meireles e Supervisor Geral do projeto Banda Larga 2013.

 Serviço:

MARATONA DO BANDA LARGA:

LOCAL: TEATRO JOÃO CAETANO

ENDEREÇO: Praça Tiradentes, s/no – Centro

ENTRADA FRANCA

SÁBADO (07/12) – a partir das 16h

Sociedade Musical São João Batista (Macuco)

Banda Municipal de Itaguaí

Lira da Esperança (Laje do Muriaé)

Banda Sinfônica de Barra Mansa

Sociedade Beneficente Euterpe Friburguense (Nova Friburgo)

DOMINGO (08/12) – a partir das 11h

Sociedade Musical União dos Artistas (Barra do Piraí)

Sociedade Musical Sete de Setembro (Miracema)

Sociedade Musical Santo Antonio de Bacaxá (Saquarema)

Banda Sinfônica da FEUC (Rio de Janeiro)

Banda de Música do Colégio Salesiano Santa Rosa (Niteroí)

Banda convidada: Filarmônica do Rio de Janeiro

Tags: bandas, filarmônica, maratona, Natal, solenidades

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.