Jornal do Brasil

Sábado, 19 de Abril de 2014

Cultura

Iole de Freitas lança livro 'Para que servem as paredes do museu'

Jornal do Brasil

No dia 12 de dezembro, às 18h30, Iole de Freitas lança o livro “Para que servem as paredes do museu?”, que documenta sua atuação na Casa Daros, como artista residente, entre 2011 e 2013. O lançamento acontece na própria Casa Daros, na Rua General Severiano, 159 – Botafogo.

Com essa obra, a artista conclui uma etapa de seu questionamento “Para que servem as paredes do museu?”, que continuará a provocar reflexões e novas obras. A pesquisa envolveu a criação de uma obra gigantesca em meio à instabilidade da restauração da casa, quando teve de trabalhar em condições “fugazes e temporárias”, para usar uma expressão da própria artista.

"No livro está o cerne de todo o trabalho realizado para a pesquisa na Casa Daros", comemora. Na pesquisa, a ideia central foi acompanhar o processo de transformação do edifício, e projetar “utopias para lugares que estão mudando, junto com as ideias”, aponta Eugenio Valdés Figueroa, diretor de arte e educação da Casa Daros.

Além das imagens da grande instalação de 100 metros quadrados criada pela artista para a inauguração da Casa Daros, a obra contém desenhos, maquetes, esboços e protótipos que nunca foram exibidos na sua totalidade, embasados por um texto que resume o processo. "Foram seis cadernos com anotações e esboços desse trabalho", conta a artista.

Uma entrevista de Iole com Eugénio Valdez é outro acréscimo importante. Os dois falam sobre as fases do projeto e o relacionam com momentos anteriores da obra da artista.

"Quero deixar claro que este não é um livro-catálogo", acrescenta Iole. Ao lado da “invasão” de ondas verdes (de policarbonato) há desenhos super delicados. "São verdadeiros esboços de arquiteturas impossíveis", revela.

Confeccionado em três tipos de papel, o livro tem 104 páginas.

Serviço

Lançamento do livro Para que servem as paredes de um museu?, de Iole de Freitas

Dia 12 de dezembro - 18h30

Casa Daros  (auditório/conversa com Iole)

Rua General Severiano, 159 – Botafogo, RJ Tel.: 2138-0850

Tags: Arte, Botafogo, cultura, lançamento, livro

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.