ASSINE
search button

‘CityZen’ retrata skate como forma de intervenção urbana na cidade de SP  

Compartilhar

O filme CityZen, de Guilherme Guimarães, tem estreia nacional nesta segunda-feira (10). Primeiro curta de skate a entrar no circuito comercial de cinema, City Zen retrata o skate como forma de intervenção urbana na cidade de São Paulo por meio das manobras de 5 skatistas : Esteban Florio, Leonardo Fernandes, Murilo Romão, Rafael Gomes e Wagner Ramos.

Uma das mais importantes metrópoles do mundo abriga uma sociedade caótica de valores distorcidos, mas que ao olhar do skatista/cidadão, torna-se um lugar no qual é possível fundir-se com a arquitetura. Enquanto muitos a veem como um lugar sufocante, outros a enxergam como uma via de acesso à liberdade.   

O curta-metragem explora, por meio da criatividade dos skatistas, um pequeno mundo dentro da imensidão da capital paulista, onde as etnias estão divididas em bairros, dentro de uma selva ambulante de cimento.

 Léo Fernandes anda na Avenida Nove de Julho de ponta a ponta, passando por baixo da esquecida 14 Bis até o Theatro Municipal. Esteban Florio percorre a Catedral e a Praça da Sé, descendo pelo centro antigo até o Vale do Anhangabaú. Wagner Ramos passa pelo Estádio do Pacaembu, desce pela Angélica, atravessa o Minhocão até a Igreja da Praça Roosevelt.   

Já Murilo Romão, durante a madrugada, percorre a Paulista saindo do Shopping Pátio Paulista até a Consolação. Para finalizar, Rafael Gomes anda pelos bairros da Liberdade e da Bela Vista até o Theatro Municipal.   

Todo rodado em câmera analógica e digital, o CityZen mistura imagens em alta definição, utilizadas excessivamente nos tempos de hoje, com imagens de uma super-8. A arte do filme busca fugir dos padrões já estabelecidos, e possui um formato diferente de um vídeo de skate tradicional. Seu intuito é documentar a diversidade sociocultural que compõe a capital paulista.   

CityZen estreia em 15 praças da rede Cinemark: São Paulo, Salvador, Brasília, Vitória, Belo Horizonte, Curitiba, Niterói, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, Recife, Florianópolis e Guarulhos. A produção foi assinada pela marca ‘Vibe’ em parceria com a sua equipe de skatistas profissionais e amadores.

A trilha sonora, que foi produzida especialmente para o filme, foi composta pelo produtor musical Yoka e executada pelos músicos Guilherme Valério (guitarra e Kalimba), Thiago Babalu (bateria), Junior Wise (guitarra e microkorg), Gustavo Mendes (baixo), Fabiano Guimarães (guitarra). 

Ficha Técnica – CityZen   

Diretor: Guilherme Guimarães. 

Roteiro: Esteban Florio e Guilherme Guimarães. Fotografia: Guilherme Guimarães. 

Produção Executiva: Erick Liu (Vibe). 

Elenco/skatistas: Esteban Florio, Leonardo Fernandes, Murilo Romão, Rafael Gomes e Wagner Ramos. 

Direção Musical e Trilha Sonora: Yoka. 

Músicos convidados: Guilherme Valério (guitarra e Kalimba), Thiago Babalu (bateria), Junior wise (guitarra e microkorg), Gustavo Mendes (baixo), Fabiano Guimarães (guitarra). 

Identidade Visual: Thiago Resende. 

Colorista: Alex Yoshinaga. Motion Graphics: André Porto. 

Imagens Adicionais: Luan Banzai, Murilo Romão, Lucas Xaparral, Samuel Malbon, Mariana Scomparin. 

Duração: 25 minutos.