ASSINE
search button

Inauguração do Museu de Ideias contempla cultura indígena na Zona Oeste

Compartilhar

A Prefeitura do Rio inaugura hoje, em comemoração ao Dia do Índio, o Museu de Ideias, instalado na Cidade das Crianças, junto ao Planetário de Santa Cruz, na Zona Oeste. A iniciativa é resultado da parceria entre a Fundação Planetário e a Secretaria Municipal de Educação. Para estreia, o local vai receber a exposição Filhos do Sol, Filhos da Lua, o Céu e o Tempo para os Povos Nativos das Américas, que contempla a cultura e tradição dos grupos indígenas.

A exposição, que está dividida em três áreas, aborda primeiramente os calendários, depois as Relações entre o Céu e a Terra e fecha com a referência à Etnoastronomia no Brasil. Esta última parte apresenta uma casa indígena estilizada, com destaque para cinco etnias: Guarani, Caiapó, Bororo, Desâna e Ticuna. 

Nesse ambiente os visitantes poderão conhecer as constelações, os calendários e a utilização de orientações e simbolismos astronômicos desses grupos através de peças de artesanato.

O Museu de Ideias, que vai ser voltado para abordagem científica, receberá futuramente projetos e exposições para toda população, a fim de difundir a Astronomia e as Ciências Afins.