ASSINE
search button

Festival de filmes em português atrai 6 mil pessoas em Lisboa

Compartilhar

Lisboa – Cerca de 6 mil pessoas participaram do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (Festin) em Lisboa – o dobro de espectadores do ano passado. A quarta edição do evento, que durou uma semana e teve início no último dia 3 de abril, reuniu o maior público da história do festival no tradicional Cinema São Jorge, na Avenida Liberdade, na capital portuguesa.

Em média, 250 pessoas estiveram presentes em cada sessão. Oitenta filmes, entre longas e curtas de ficção, além de documentários e animações, foram exibidos.

O filme que atraiu maior público foi O Grande Kilapy (produção de Angola, do Brasil e de Portugal), estrelado Lázaro Ramos. Programada na abertura do festival, a película teve de ser exibida em duas salas simultaneamente devido à quantidade de cinéfilos interessados.

O festival também contou com duas sessões competitivas (para filmes de longa e de curta-metragem de ficção). Lázaro Ramos ganhou prêmio de melhor ator devido à interpretação no filme O Grande Kilapy. A melhor atriz foi Leandra Leal, protagonista de Bonitinha, mas Ordinária.

Entre os melhores filmes, destaque para o cinema brasileiro. O júri escolheu Cowboy, do diretor Tarcísio Lara Puiati, como melhor curta. O melhor longa foi A Coleção Invisível, filme de estreia do francês Bernard Attal, radicado na Bahia, e último filme do ator Walmor Chagas.

O público elegeu O Bebé, do iraniano radicado em Portugal, Reza Hajipour, como melhor curta-metragem.Colegas, de Marcelo Galvão, foi escolhido pelo público como melhor longa-metragem e recebeu menção honrosa do júri.

Para Adriana Niemeyer, uma das organizadoras do Festin, filmes como ColegasA Coleção Invisível O Grande Kilapy têm chances de serem exibidos no circuito comercial de Portugal. Para ela, um dos méritos do festival é permitir a exibição de filmes e despertar interesse pela exibição para o grande público.

Segundo ela, diretores brasileiros que participaram do Festin reclamaram da falta de locais para exibição das películas. “Por isso, os festivais são de grande importância”, disse, destacando a necessidade de criação de linhas de financiamento para a realização de festivais com filmes brasileiros no exterior.

A quinta edição do Festin deve ser realizada entre os dias 2 e 9 de abril de 2014, no Cinema São Jorge.