Jornal do Brasil

Quarta-feira, 10 de Abril de 2013

Cultura

Ex-ministros Gilberto Gil & Juca Ferreira comparecem a evento nesta terça

Livro com material sobre os dois é lançado em Ipanema

Jornal do Brasil

Gilberto Gil e Juca Ferreira estarão presentes nesta 3ª feira, dia 9/4, a partir das 19h, na Livraria da Travessa em Ipanema, para o lançamento do Cultura pela Palavra -Coletânea de artigos, entrevistas e discursos dos Ministros da Cultura 2003-2010 lançado pela Versal Editores. O livro custa R$ 65 e estará à venda no evento.

A revolução na cultura brasileira feita pelos ex-ministros nos oito anos em que estiveram no poder agora está em livro. Economia criativa, cultura digital e temas polêmicos, como o modelo de renúncia fiscal (Lei Rouanet) e a regulamentação do setor audiovisual, são abordados na obra de 600 páginas, que tem como organizadores Armando Almeida, Maria Beatriz Albernaz e Mauricio Siqueira.

Os anos de 2003 a 2010 foram um período de grande agitação na cultura brasileira, quando políticas públicas para o setor passaram por transformações radicais, tanto no plano conceitual quanto na forma de interação do governo com a sociedade civil. Para isso, as novas ideias e as manifestações dos então ministros da Cultura Gilberto Gil e Juca Ferreira foram decisivas.

Gilberto Gil e José Enrique Barreiro, editor Versal, durante o lançamento no dia 4/4, na Livraria Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo.
Gilberto Gil e José Enrique Barreiro, editor Versal, durante o lançamento no dia 4/4, na Livraria Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo.

Elas apontaram para uma nova compreensão do papel do Estado brasileiro, sobretudo como articulador da cultura, para a importância da Economia Criativa e da Cultura Digital, e enfrentaram temas polêmicos, como o modelo de renúncia fiscal (Lei Rouanet) e a regulamentação do setor audiovisual.

É com o intuito de recuperar essas ideias que a Versal Editores lança, em abril, a coletânea Cultura pela Palavra. Em 600 páginas, o livro reúne 19 artigos publicados na imprensa brasileira, 19 entrevistas concedidas a revistas e jornais brasileiros e estrangeiros e 61 discursos proferidos no Brasil e no exterior por Gil & Juca, entre 2003 e 2010.

O projeto foi concebido pela editora, que convidou Armando Almeida, economista e Doutor em Cultura e Sociedade, Maria Beatriz Albernaz, pedagoga e Doutora em Ciência da Literatura, e Mauricio Siqueira, sociólogo e doutor em Política de Ciência e Tecnologia, para serem os organizadores da obra. Segundo eles, o pensamento de Gil & Juca, centrado na visão da sociedade como ambiente cultural, é colocado, agora, à disposição dos interessados em um material histórico que registra uma nova maneira de ver e tratar as políticas públi­cas para a cultura no Brasil.

Os textos são organizados por autor, modalidade e ordem cronológica. O recorte cobre o amplo leque de temas tratados, privilegiando os momentos mais incisivos e relevantes do conjunto de ações e políticas idealizadas. O material também pode ser lido por temas recomendados no final da edição.

Tags: brasil, cultura, gil, juca, livro

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.