Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Cultura

Chapas esquentam a eleição presidencial na Portela

Processo deve acontecer em um mês e meio. Grupos farão eventos neste fim de semana

Jornal do BrasilPedro Rocha*

O processo de organização das chapas que concorrem à eleição da presidência da escola de samba Portela está a todo vapor. A escolha do novo dirigente deve acontecer até a segunda quinzena de maio, segundo o estatuto da escola. 

Os dois grupos que participam da disputa promovem eventos para divulgar suas ações, e dividem a opinião dos torcedores e seguidores da Azul e Branco de Madureira, que enfrentou dificuldades administrativas e financeiras nos últimos tempos.

Atual presidente da agremiação, Nilo Figueiredo, lança oficialmente sua chapa, chamada de Portela nossa paixão¸ em um almoço aberto neste domingo (07), a partir das 13h, na quadra da escola, localizada na Rua Clara Nunes, 81, Madureira. O slogan da campanha é “Respeitando e renovando as tradições portelenses”. Nilo traz como vice-presidente seu filho, Nilo Figueiredo Junior.

Após o Carnaval deste ano, foi anunciada pelo dirigente a contratação do carnavalesco Alexandre Louzada, récem-saído da escola de samba Mocidade, porém a oficialização da vinda do profissional só pode acontecer após o término do processo eleitoral.

Grupo opositor também realiza eventos neste fim de semana

A segunda chapa, de oposição, cujo nome é Portela verdade, é presidida pelo cantor e compositor Serginho Procópio, e tem como vice-presidente o sócio benemérito da escola, Marcos Falcon. Para este fim de semana, o grupo, que tem como lema “Administração com transparência”, programou dois eventos.

O primeiro deles, no sábado (06), é a inauguração do comitê da chapa, às 11h, na Rua Clara Nunes, a poucos metros da sede da escola, que entra em funcionamento na segunda (08). E no domingo (07), uma carreata partirá da Praça Paulo da Portela, às 11h, até o Barracão do Samba, na Rua Carlos Xavier, em Oswaldo Cruz. Lá acontece a 9ª Feijoada da Comunidade Portelense, gratuita, e com diversas atrações a partir das 13h.

Rosa Magalhães, ex-carnavalesca da campeã do Carnaval 2013, a Vila Isabel, foi sondada pelo presidente da chapa Portela Verdade, Serginho Procópio. Conforme noticiado pela imprensa, ele confirmou interesse em tê-la como integrante da escola para 2014, uma vez que sua chapa vença a eleição. 

Componentes e seguidores da escola aguardam eleição de presidente para mudar cenário
Componentes e seguidores da escola aguardam eleição de presidente para mudar cenário

A Portela, escola que tem maior número de títulos no Carnaval carioca, 21 no total, ficou em 7º lugar em 2013 com o tema “Madureira... onde o meu coração se deixou levar”. Já a melhor colocação da escola sob a atual administração foi um 3º lugar no ano de 2009, com o enredo “E por falar em amor… onde anda você?”.

Os torcedores da escola, que não ganha um campeonato desde 1984, ano de lançamento da Marquês de Sapucaí, demonstram aguardar ansiosos o resultado da eleição, para mudanças na agremiação.

*Do Projeto de Estágio do Jornal do Brasil

Tags: agremiação, Carnaval, eleição, Portela, Rio

Compartilhe:

Tweet

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.