Jornal do Brasil

Sábado, 25 de Maio de 2013

Cultura

Linklater volta ao Festival de Berlim com 'Antes da meia noite'

Diretor e equipe falaram do filme na coletiva mais concorrida até agora 

Jornal do BrasilCarlos Augusto Brandão

O Palácio dos Festivais, destinado às sessões de gala que costumam sempre atrair um grande público. Esse foi o caso de Antes da meia noite, de Richard Linklater, exibido com casa cheia, na 63ª edição do Festival de Berlim, na mostra oficial, fora de concurso. 

O filme é o  novo longa da série de Linklater depois de Antes do amanhecer e Antes do por do sol. A tocante história volta a colocar os espectadores em contato com  Celine e Jesse, nove anos depois do seu último encontro. 

Richard Linklater fala de seu 3º filme da série, 'Antes da meia noite'
Richard Linklater fala de seu 3º filme da série, 'Antes da meia noite'

Quase duas décadas haviam passado desde a primeira vez em que se viram, num trem indo para Viena, e nós agora os encontramos quarentões, na Grécia. Antes dos relógios baterem meia noite, eles voltam a ser parte da história. O diretor continua seu conto encantador sobre o acaso entre dois estranhos, trazendo a ele uma perspectiva cheia de nuances que ganha vida, mesmo após alguns anos passados. 

Como em cada filme da série, a vida traz com ela novas responsabilidades e atitudes, forçando os dois sonhadores a reavaliar o que eles querem a partir da agora. Fortalecido por uma crescente e refinada química na tela entre os atores principais, Julie Delpy e Ethan Hawke, Antes da meia noite é um terceiro capítulo que se encaixa bem numa das mais bem sucedidas love stories   do cinema americano independente. 

Para a coletiva de imprensa mais lotada até agora, Linklater, que chegou acompanhado de  Delpy e Hawke, destacou o motivo de ter realizado a terceira parte da história.“É, acima de tudo, uma homenagem.  Mas revisitar os personagens é como voltar na cápsula do tempo”, ressaltou o diretor. “Além disso, vimos que os personagens ainda estão muito vivos em nós”, complementou.

Delpy disse que há um elemento de tempo presente em todos os envolvidos com o filme. “Para mim, foi muito especial reviver os personagens após 18 anos”, declarou.  

Linklater não escapou da pergunta que não quer calar:  “Poderá haver um quarto capítulo”?

“O fato de já termos feito três mata a questão.  É improvável que façamos , mas quem sabe o futuro?”, indagou o diretor, deixado a dúvida no ar. 

Linklater está de volta a Berlim, onde em 1995 ganhou o Urso de Prata de melhor diretor com Antes do amanhecer e em 2004 concorreu ao Urso de Ouro com Antes do pôr-do-sol, também  indicado ao Oscar naquele ano. 

Tags: cinema, história, homenagem, JB, presente

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.