Jornal do Brasil

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

Cultura

O Céu de Janeiro de 2013

Encontro de Marte e Urano: promessa de renovação

Jornal do BrasilRegina Ribas*

Como já sabíamos desde as previsões do céu de dezembro, a virada do ano aconteceu sob um encontro positivo entre Marte e Urano, com promessas de renovação, de busca pelo novo, de se projetar para o futuro. Mas havia um aconselhamento no sentido de se ser sensato, muito cauteloso e saturnino. Não deu outra. E o ano começou com influências fortes de Júpiter, Plutão e Saturno. Que jeito? Eles estão no céu e não podemos eliminá-los simplesmente, como adoraria uma pessoa amiga fazer com Saturno. Melhor é entender o dança dos astros e dançar com eles, fazendo, sempre que possível, prevalecer nosso livre arbítrio ou a nossa vontade mais íntima. 

Janeiro começou com a predominância da configuração que já estava vigente desde o fim de 2012. Sol em aspecto com Plutão, de 1º a 3, nos proporciona uma boa oportunidade para levarmos adiante, para valer, as grandes transformações – externas e internas – que pretendemos. Simples, porém, difícil: jogar fora o que já sabemos que não presta e regenerar, como pede Plutão. Perdoar, como pede Plutão. Fazer tudo com muita intensidade, como pede Plutão. Ter coragem de trilhar por um novo caminho, diferente e melhor.

E vamos aproveitar que, paralelamente, outro aspecto, este envolvendo Sol e Saturno, está acontecendo e vai até o dia 2. O que interpreto como um apoio de Saturno para que possamos dar ordem, planejar as mudanças que estão sendo cutucadas por Plutão. E para não dizer que não falei de flores, Mercúrio e Netuno se juntam para abençoar este momento de forma fluída e inspiradora. Aproveitem. Existirá, até o dia 8, uma concentração de energia no céu que nos fortalecerá e animará de modo geral, inclusive ajudando a resolver pendências que ficaram no rabinho de 2012. Não se esqueçam, porém, que haverá uma desarmonia muito atuante: Mercúrio em quadratura com Urano. Esta agita as ideias, traz o inesperado e a gente tem que ter jogo de cintura para não agravar a precipitação. Melhor deixar o barco correr.

Entre os dias 2 e 12 de janeiro, Marte, o assertivo, o planeta da ação nem sempre suave, vai se mexer bastante no céu. Até o dia 4, com o apoio de Urano, permite atitudes mais ousadas. Mas, preste atenção, pois, a partir do dia cinco o mesmo planeta, Marte, entra em desarmonia com Saturno, que ao contrário de Urano, não quer ousadia ou inovações; quer tradição. Logo, por mais tentador que seja, escolha o que já é conhecido, opte por um comportamento mais conservador ao invés de sair por aí soltando chamas e destruindo tudo. Pelo menos por esses dias.

No período que vai de 4 a 10, Mercúrio se entende com Saturno, mas fica meio tenso com Plutão. É um momento consistente para o comércio em geral, para profissionais venderem seu peixe, trocar informações. Convém cautela aos investidores mais ousados embora o período favoreça investimentos de médio e longo prazo.

Finalmente no dia 9 Vênus sai de Escorpião e ingressa no signo de Capricórnio, e em aspecto bom com Netuno. Oportunidade única de dar concretude aos nossos sonhos, com atitudes que visam seriedade nas intenções. Nas questões do coração, Vênus em Capricórnio não se deixa  seduzir por qualquer conversinha fiada; prefere um amor prático, capaz de criar alicerces sólidos para o futuro, dentro dos moldes tradicionais.

Ainda sobre Vênus: entre os dias 10 e 19 ele se encontra em tensão com Plutão e Urano, porém amparado por Saturno. Vamos ver o que isto significa: pela parte de Urano, dá nas pessoas uma vontade de sair comprando e de fazer coisas inusitadas. Porém, os outros planetas seguram a onda e aconselham: façam exatamente o contrário. Paguem as dívidas, contentem-se com o básico.  Com referência ao amor, façam de conta que não percebe que as relações estão na corda bamba. Novamente deixe o barco correr! 

Sol e Mercúrio ingressam no signo de Aquário, dia 19. E todas aquelas mudanças de comportamento social que ficaram a nos incitar no ano passado, encontram um momento para serem colocadas em prática. Projetos envolvendo consciência grupal, comunidades, bem-estar geral... Você se sente mais humano (rsrsrs). E Mercúrio vai ajudar muito àqueles que estão envolvidos em trabalhos que visam ao bem-estar da coletividade.

De 22 a 29 teremos o Sol em harmonia com Júpiter, que é tudo de bom: entusiasmo, entendimento entre as pessoas e otimismo coletivo. Todos estão mais animados, generosos e mais abertos.

E como estamos sob o signo de Aquário, não poderia ser diferente: teremos duas desarmonias envolvendo Saturno - junto a Mercúrio, de 23 a 27, e junto ao Sol de, 28 a 1º de fevereiro, dificultando a comunicação e desvitalizando as pessoas. Saturno vai estar muito presente e atuante o ano inteiro. Não se esqueçam da lição fundamental sobre Saturno: para começar ele já pede contenção, planejamento, responsabilidade etc. Eta Saturno! Ele nos amadurece, queiramos ou não.

*uraniana@centroin.com.br.

Tags: atuante, bamba, corda, JB, presente

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.