ASSINE
search button

Baixista do ‘Retrofoguetes’ anuncia álbum inédito em carreira solo

Compartilhar

Comemorando 18 anos de carreira, o baixista e compositor CH Straatmann apresenta seu primeiro trabalho solo: Efecto Vertigo. Inspirado na sonoridade dos ritmos latinos, o álbum, que se encontra em fase de mixagem, marca o novo momento em sua trajetória artística.

Em nove faixas autorais inéditas, enfatizando gêneros como salsa, mambo, cumbia e até bolero, Efecto Vertigo valoriza o diálogo entre contrabaixo e percussão. As melodias dão suporte para os dois instrumentos em um disco essencialmente acústico. “Minha decisão de realizar este projeto surgiu no início de 2012, depois de um longo período de pesquisas onde passei a ter um contato cada vez maior com a música latina. Tem sido uma experiência maravilhosa e desafiadora transitar por esse universo”, afirma o músico.

Em 2012, o artista decide apresentar o seu primeiro trabalho solo, ao mesmo tempo em que se prepara para entrar em estúdio para gravar o terceiro disco autoral dos Retrofoguetes (Dramascope Vol. 1). Com Efecto Vertigo, CH se propõe a explorar o universo rítmico da música latina, tocando diversos instrumentos. Confirmando a experiência de compositor e contrabaixista versátil, neste disco o músico toca violões, baixo acústico e baixo elétrico, além de assinar a produção e composição de todas as músicas.

“Na gravação somos eu fazendo cordas e Rudson Daniel fazendo as percussões. Dois caras e muitos instrumentos. Jorge Solovera comanda a sessão de mixagem, realizando a tal ‘alquimia do som’”, adianta CH.

Produzido por Jorge Solovera e CH, o disco conta com a presença do percussionista Rudson Daniel - conhecido por seu trabalho de destaque na Banda EVA, Daniela Mercury, Lazzo Matumbi e Retrofoguetes - na premiada faixa Maldito Mambo!(Chachachá). O violonista e etnomusicólogo Cássio Nobre (Viola de Arame) faz uma participação especial em duas faixas. A arte da capa do CD é assinada pela designer e desenhista Nila Carneiro.

Em quase 20 anos de carreira profissional, CH Straatmann acumula um portfólio como baixista, produtor, arranjador e/ou compositor em projetos de artistas de diversos segmentos como Retrofoguetes, Dois Sapos e Meio, Joel Justin (EUA), Confraria da Bazófia, Carla Visi, Dois em Um, Diego Orrico & The Blue Bullets, Bestiário, entre outros.

Quem quiser acompanhar os bastidores das gravações, ver depoimentos escritos pelo próprio músico e ficar por dentro das novidades do projeto, pode acessar e interagir pelo site oficial www.chstraatmann.wordpress.com.