ASSINE
search button

Circuito Estadual das Artes leva espetáculos a mais de 60 municípios 

Compartilhar

O Circuito Estadual das Artes - programa da Secretaria de Cultura que desde seu lançamento, em 2008, já promoveu a circulação de mais de 170 espetáculos por todas as regiões do estado, levando arte a um púbico de mais de 75 mil pessoas - entra agora em sua quinta edição, colocando na estrada 50 produções não inéditas de teatro adulto, teatro infanto-juvenil, teatro de rua, dança, circo, música popular e erudita, em mais de 60 municípios. 

Além dos espetáculos, oficinas de capacitação técnica e formação para artistas e para o público, em geral, acontecerão em 11 municípios. Os recursos da Secretaria de Cultura destinados ao programa este ano são de R$ 2 milhões. O Circuito Estadual das Artes contabiliza mais de 220 espetáculos nas suas cinco edições.

A programação começa no dia 3 de novembro, com a peça teatral Quando As Máquinas Param, em Sapucaia; o espetáculo de teatro de rua O vaqueiro que não sabia mentir, em Magé; e a apresentação do grupo de música popular Bondesom: Procurando Lola, em Cordeiro. Já as oficinas começam com residência de improvisação teatral da Companhia Amok de Teatro em Paraty, no dia 5 de novembro. Seis novos municípios integram o programa nesta edição: Laje do Muriaé, no Noroeste, Silva Jardim, na Região Litorânea, e Conceição de Macabu, no Norte, receberão espetáculos. Araruama e Arraial do Cabo, na Região Litorânea, e Bom Jardim, na Serra, terão também oficinas de formação e capacitação técnica.

Confira alguns destaques da programação do Circuito Estadual das Artes 2012:

Teatro

A lista de montagens teatrais inclui espetáculos consagrados – como a de Toda Nudez Será Castigada, feita pela Cia Armazém, encerrando as comemorações do centenário de Nelson Rodrigues.

- Em Nome do Jogo, com Marcos Caruso; o infantil Joaquim e as Estrelas, peça vencedora do Prêmio Zilka Salaberry 2010 de Melhor Texto; o monólogo Rosa, com Debora Olivieri, indicada aos prêmios Shell e APTR de Melhor Atriz; e O Filho Eterno e Adultério, duas produções de sucesso da Companhia dos Atores de Laura, que acaba de completar 20 anos. Essas atrações chegarão a um público esperado de 40 mil pessoas, em mais de 60 municípios.

Música

Na área de música popular, o Circuito Estadual das Artes apresentará, entre outros, a cantora Marya Bravo, que faz parte do elenco dos musicais assinados pela dupla Müller e Botelho desde suas primeiras produções; a banda Móveis Coloniais de Acajú, a Fanfarrada Feira Livre Musical e o show baile de Edu Krieger. Por sua vez, o violoncelista, arranjador, compositor e produtor musical Jaques Morelenbaum circulará pelo estado com o seu singularíssimo Cello Samba Trio, no qual o samba ganha o sabor intimista da música de câmara, tendo o violoncelo como protagonista. Morelembaum tem participação marcante na música brasileira, através de trabalhos desenvolvidos com Tom Jobim, Caetano Veloso, Ivan Lins e Gilberto Gil.

Dança

O destaque na área de dança é o consagrado Canções que você dançou pra mim, da Focos Cia de Dança, cuja carreira acumula mais de 70 apresentações em todo o país, além de aclamadas passagens por Alemanha, Panamá e 32 cidades da França. No espetáculo, dirigido e coreografado por Alex Neoral e produzido pela Focus Cia. de Dança, quatro casais cantam, dançam e interpretam um grande “potpourri” com 72 canções do cantor Roberto Carlos.

Circo

Nesta categoria, o Circo Zarak Show, formado por artistas do Circo Dux, traz acrobatas, palhaços, malabaristas, e cômicos de diferentes habilidades num espetáculo de humor rasgado e popular. O grupo, em seus cinco anos de existência, apresentou espetáculos, números cômicos e participou de diversos cabarés de variedades em praças e picadeiros do Brasil e do exterior.