ASSINE
search button

Robert Plant reinventa Led Zeppelin no HSBC Arena

Show do cantor britânico teve muitas homenagens e foi baseado no blues

Compartilhar

“Não é impressionante? Depois de 44 anos…”. Essas foram as palavras do ex-cantor do Led Zeppelin, Robert Plant, após a empolgação dos fãs na última canção de seu show na HSBC Arena, na Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira (18). A música era Rock’n’roll, clássico da banda inglesa, que se formou em 1968. Com novos arranjos, Plant reinventou clássicos do Led Zeppelin e emocionou os fãs cariocas.

O artista britânico, acompanhado de sua banda, a The Sensational Space Shifters, fez uma apresentação baseada no blues. Sobraram homenagens, mas o que a plateia realmente queria era ouvir os antigos sucessos da banda que Plant formou com Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonhan. 

Ao revivê-los, muitos fãs se surpreenderam. Plant e sua banda prepararam novos arranjos, mais leves e com uma pegada de blues, para músicas como Friends, Bron-Y-Aur-Stomp, Ramble On, Black Dog, entre outras. Ao todo, foram oito de sua antiga banda.

Boa forma 

Impressionaram bastante a boa forma e o fôlego do inglês de 64 anos. A voz, embora mais grave do que na década de 70, permanece confortável e poderosa. Em 1h40 de show, Plant foi econômico nas palavras, mas agradeceu aos presentes:

“Como vocês estão? Se sentem bem? Eu vim aqui para vocês se sentirem bem. Vocês estão felizes? Porque aqui em cima está ótimo” disse no meio do show.

Novas sonoridades

Plant também deu grande espaço em sua nova banda ao músico gambiano Juldeh Camara, que tocou instrumentos como o ritti, o kolog - uma espécie de violino  e banjo - e o bendir - um tipo de tamborim. O cantor também abriu espaço no set list para grandes clássicos do blues, como 44 blues, tradicional canção do gênero oriunda do estado de Lousianna, nos Estados Unidos, na década de 20, Spoonful, de Howlin' Wolf, e I'm your wichtdoctor, quando Plant destacou o músico inglês John Mayall.   

A nova roupagem pode ter decepcionado alguns dos sedentos fãs de Led Zeppelin, mas deixou a impressão de que, do alto de seus 64 anos, Robert Plant não teve medo de ser ousado e buscar novas sonoridades. 

Após o início da turnê no Rio, o britânico tocará em Belo Horizonte, no Expo Minas (20); em São Paulo, no Espaço das Américas (22 e 23), em Brasília, no Ginásio Nilson Nelson (25), em Curitiba, no Teatro Guaíra (27) e em Porto Alegre, no Gigantinho (29).

Confira o set list do show de Robert Plant no Rio:

Fixing to Die (Bukka White)

Tin Pan Valley 

44 (Howlin' Wolf) 

Friends (Led Zeppelin) 

Spoonful (Howlin' Wolf) 

Somebody Knocking 

Black Dog (Led Zeppelin) 

Bron-Y-Aur Stomp (Led Zeppelin)  

The Enchanter  

Another Tribe 

Ramble On (Led Zeppelin) 

I'm Your Witchdoctor (John Mayall & The Bluesbreakers)

Who Do You Love / Whole Lotta Love / Steal Away / Bury My Body (medley)

- Bis -

Going to California (Led Zeppelin) 

Gallow's Pole  (Led Zeppelin)

Rock and Roll ( (Led Zeppelin)