ASSINE
search button

Michel Onfray fala no Brasil de seu ensaio contra religiões monoteístas

Filósofo francês participa do evento Fronteiras do Pensamento, em SP 

Compartilhar

Filósofo e escritor francês com mais de 30 obras publicadas, Michel Onfray é um dos autores mais polêmicos da atualidade. Influenciado por Nietzsche, Onfray defende o hedonismo, o ateísmo e a anarquia, temas que discutirá em sua palestra no Fronteiras do Pensamento, dia 10 de outubro, na Sala São Paulo.

Com um pensamento que se caracteriza pela afirmação da razão, Onfray considera que não há filosofia sem psicanálise, sociologia ou ciência. "A filosofia não cai do céu das ideias, como afirmam os idealistas e espiritualistas. Ao contrário, vem da terra e do corpo, de sua interação com a história", conclui.

Fundador da Universidade Popular de Caen, criou a instituição em 2002 com o objetivo de retomar uma "comunidade filosófica" contra o mercado do conhecimento. A Universidade é baseada na isenção de taxas e no livre acesso, não exige qualquer qualificação acadêmica para ingresso e compromete-se em fornecer alto conhecimento a todos.

Em sua mais recente obra publicada no Brasil, Contra-História da Filosofia, Volume 4 (WMF, 2012), o autor revisa o chamado "século das luzes", que prenuncia o fim da Idade Moderna, período em que "vai sendo formulado um pensamento hedonista, materialista, revolucionário, mas não como a historiografia marxista pretendeu fazê-lo". Em seus outros volumes, Onfray traça uma base histórica, estética e política para sua proposição filosófica hedonista.

Michel Onfray é o penúltimo conferencista do Fronteiras do Pensamento São Paulo. Sua palestra será na quarta-feira (10), às 20h30. No dia 30 de outubro Mohamed ElBaradei encerra o ciclo 2012.

Serviço:

Palestra: Fronteiras do Pensamento São Paulo - Michel Onfray

Data : 10 de outubro, quarta-feira

Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 - Luz)

Horário: 20h30

Informações: 11 4007-1200 e www.fronteiras.com