ASSINE
search button

Cinema latino recupera seu espaço no Cannes de 2012 

Compartilhar

Depois de uma participação quase insignificante em 2011, sem nenhum filme indicado para o prêmio máximo, o cinema latino chega ao Festival de Cannes 2012 com dois longas competindo pela Palma de Ouro na Seleção Oficial.

On the Road, uma adaptação do romance homônimo de Jack Kerouac, dirigida pelo brasileiro Walter Salles, e Post Tenebras Lux, o novo filme do mexicano Carlos Reygadas, considerado um dos diretores mais experimentais da região, são os longas latinos que concorrem ao grande prêmio.

A importância do cinema latino-americano tem sido ressaltada pelas autoridades de Cannes. Thierry Frémaux, diretor do festival, afirmou durante coletiva de imprensa que é impossível pensar na Seleção Oficial sem a presença de produções do continente, exaltando a "juventude e vitalidade" dos cineastas. "Vimos muitos filmes interessantes do Chile, do Uruguai e de outros países, mas tínhamos que manter um certo equilíbrio", disse Frémaux.

Além da competição oficial, o cinema latino-americano também está presente na categoria Um Certain Regard(Um Certo Olhar), com Después de Lucía, do mexicano Michel Franco, La Playa, do colombiano Juan Andrés Arango, e Elefante Blanco, protagonizado por Ricardo Darín e dirigido pelo argentino Pablo Trapero. Este último também concorre com o filme 7 días em la Habana, um longa composto por vários fragmentos de diferentes diretores, como Juan Carlos Tabío, Benicio del Toro e Gaspar Noé, entre outros.

Vale destacar que todos os filmes escolhidos para a Seleção Oficial e para Un Certain Regard são coproduções com a França.

Fora da competição, os longa-metragens A Música Segundo Tom Jobim, do diretor brasileiro Nelson Pereira dos Santos, e Villegas, do argentino Gonzalo Tobal, serão exibidos nas Sessões Especiais do festival.

Frémaux também destacou a grande quantidade de filmes latino-americanos que participam "não apenas nesta edição do festival, mas em todas" e que permitem "viajar para mundos distintos" dentro do mesmo continente.