ASSINE
search button

Marisa Monte lança novo disco que exalta a simplicidade e as dúvidas da alma

'O Que Você Quer Saber De Verdade' será distribuído em 28 países a partir desta semana

Compartilhar

O aguardado disco 'O Que Você Quer Saber De Verdade', de Marisa Monte, chega às prateleiras de 28 países a partir dessa semana. Num álbum "solar", segundo a própria cantora, as canções exaltam a experiência do bem viver e a importância das questões existenciais. "O disco é sobre ser simples, viver com o pé no chão e não fugir da realidade. Tenho mais maturidade e o álbum reflete isso através da minha vontade de estar inserida no mundo, de dar sentido à vida e de escutar a voz da minha alma", contou Marisa, que não lança um novo trabalho há cinco anos. 

Em alusão ao nome do novo trabalho, Marisa foi questionada sobre o que ela realmente quer saber da vida. "Essa pergunta não tem uma resposta. Você vai descobrindo coisas novas e seus questionamentos vão se renovando. Faz parte da insatisfação humana estar sempre em busca de novas respostas. O título do álbum diz respeito à necessidade de cada um escutar as dúvidas de sua própria alma."

O oitavo álbum da cantora conta com parcerias de peso: Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, o ex-Los Hermanos Rodrigo Amarante, além da participação de músicos e produtores do mais alto escalão internacional. "Foi uma oportunidade de consolidar relações antigas e experimentar novas parcerias com pessoas que encontrei ao longo desses anos", conta a cantora, que começou o projeto do álbum em seu estúdio caseiro. "Trabalhar confortavelmente entre amigos é o melhor dos mundos, e acho que conseguimos imprimir essa simplicidade nas músicas".

Como de costume, Marisa traz releituras de alguns de seus artistas preferidos, como as regravações de Descalço no Parque, de Jorge Ben Jor, e Lencinho Branco, tango que foi sucesso na voz de Dalva de Oliveira nos anos 50. "Eu era uma adolescente diferente que gostava de músicas antigas. Fuçava os LPs da minha avó e ia nos sebos, foi assim que eu entrei em contato com o repertório brasileiro clássico e que conheci Dalva", relembra Marisa. 

A faixa Ainda Bem foi a primeira canção do trabalho a tocar nas rádios, sendo bem recebida pelo público. "Foi muito difícil escolher uma música para representar o álbum, além da primeira faixa que dá nome ao disco, O Que Você Quer Saber De Verdade, a canção Ainda Bem retrata o disco por causa de seu espírito simples". A canção ainda conta com um vídeo-clipe, no qual a cantora aparece dançando com o lutador Anderson Silva.

>> Veja o clipe: Marisa Monte - Ainda Bem

Um destaque do novo trabalho é sua presença no ciberespaço. É a primeira vez que Marisa Monte usa a internet de forma tão abrangente. "A influência das novas mídias é clara tanto no meu trabalho quanto no nosso dia-a-dia. Todos nós somos impactados com essas novas mudanças e é natural que surjam novas formas de se comunicar e produzir. Tudo muda e nada fica igual por muito tempo. O mundo é integrado por essas redes e não há como vivermos num mundo paralelo longe disso", afirmou a cantora. Marisa revelou ainda que existe a possibilidade de um futuro show ser transmitido ao vivo pela web. "Pessoas do mundo inteiro poderiam assistir, independente da turnê. Seria uma maneira de dividir o momento com mais gente".

O caráter internacional do álbum também é destaque, tanto na distribuição como na produção do disco. Parte das gravações foram finalizadas em Nova York e Los Angeles, e a equipe da cantora contou com músicos e produtores que já trabalharam com Beastie Boys, Bjork e Mary J Blidge. "A cultura brasileira sempre assimilou bem culturas de fora, por isso posso trabalhar com pessoas do mundo inteiro sem perder a característica nacional. Além disso, a musica é uma linguagem que transcende fronteiras".


Apuração: Vladimir Pontes