Jornal do Brasil

Segunda-feira, 1 de Setembro de 2014

Cultura

Livro 'História da Engenharia Geotécnica no Brasil' detalha grandes obras 

Mais de 100 fotos ilustram trabalho de Alberto Sayão, da PUC-Rio  

Jornal do Brasil

Nos últimos sessenta anos, a realidade nacional foi moldada por obras imponentes, como a Via Dutra, a implantação de Brasília, a Usina de Itaipu e a Ponte Rio-Niterói. O livro História da Engenharia Geotécnica no Brasil, escrito pelo professor Alberto Sayão, do Departamento de Engenharia Civil do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), detalha cerca de 70 grandes obras, em linguagem simples e atraente. Além do texto, redigido em português e em inglês ao longo de dois anos, o livro vem ilustrado com mais de cem fotos, muitas delas históricas, e recheado de episódios que marcaram o desenvolvimento do país.

O professor Sayão fala teve participação em alguns dos emblemáticos casos citados, como as escavações na cortina grampeada de Niterói e na Usina Nuclear de Angra, e pesquisas sobre a Barragem de Serra da Mesa e o Terminal Portuário de Sergipe. Na obra ele ressalta as ligações da engenharia com a economia e a história do Brasil. Sayão defende que “não há como separar a realidade política dos investimentos feitos no país”.

Desde o Império, com a Estrada de Ferro Rio-Petrópolis, até o final de 2010, com o Rodoanel de São Paulo e a Refinaria do Nordeste, Sayão descreve a evolução da engenharia no país e o quanto isso trouxe de positivo para a economia e a população. Por outro lado, o livro não deixa de citar fracassos históricos, como a Ferrovia Madeira-Mamoré, no início do século XX, e a Rodovia Transamazônica, nos anos 70, ambas implantadas em plena selva tropical, com ambiente extremamente adverso. 

Livro de Alberto Sayão possui mais de 100 imagens
Livro de Alberto Sayão possui mais de 100 imagens

Pioneirismo, coragem, ousadia e competência são detalhes comuns a todas as obras selecionadas. E o livro mostra ainda que a engenharia geotécnica esteve sempre presente no planejamento e na execução dessas obras, em especial no estudo dos solos e das rochas, aliado ao desenvolvimento de novas técnicas de construção. O texto, elaborado com o apoio de um Conselho Editorial que reuniu 20 dos mais renomados engenheiros do país, celebra os 60 anos da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) e reúne obras desde os tempos do Brasil Império. A importância do livro pode ser evidenciada pelo apoio técnico e financeiro de 42 empresas ligadas à engenharia geotécnica.

Passeio por uma seleção de obras brasileiras

Entre os diversos fatos curiosos do livro, o autor cita a enorme dificuldade na estabilização da base do mirante do Corcovado, em 1969, após terem sido detectadas fendas profundas no alto do morro, a 700m de altitude. Com essas condições, os riscos e a sensação de vertigem eram enormes e a rotatividade na equipe era constante. No entanto, as obras de drenagem e estabilização foram concluídas ao final de um ano de trabalho, com o uso de 270 tirantes (barras de aço) para reforço do maciço rochoso.

Sayão revela também detalhes da construção da Ferrovia Curitiba-Paranaguá, ainda no século XIX, cujo traçado incluiu muitos viadutos e túneis para vencer uma serra de 955 m de altitude, com 110 km de extensão. Segundo o autor, esta ferrovia é reconhecida como uma verdadeira obra de arte da engenharia brasileira e ainda hoje é um dos destinos turísticos mais procurados no sul do país.

Outro destaque no livro foi a construção do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, no Nordeste. Com o inédito desvio e controle do Rio São Francisco e a instalação subterrânea da usina a 80m na rocha, a engenharia brasileira conquistou definitivamente o reconhecimento internacional.

História da Engenharia Geotécnica no Brasil custa R$ 80
História da Engenharia Geotécnica no Brasil custa R$ 80

O livro discorre ainda sobre a construção da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, na década de 70, apontada como a maior obra de engenharia rodoviária da América Latina. Em uma época em que questões ambientais não tinham ainda a importância de hoje, a Imigrantes procurou respeitar ao máximo as condições topográficas e geológicas da Serra do Mar, dando origem a uma obra moderna, com poucas curvas, 11 túneis e 20 viadutos, um dos primeiros exemplos nacionais de preservação do meio ambiente.

Perspectivas da construção no Brasil

O livro traz um capítulo final sobre as perspectivas e as tendências da engenharia geotécnica para a próxima década. O autor enfatiza a importância dos novos materiais, do monitoramento da segurança das obras, e os avanços tecnológicos nas áreas de fundações, barragens, túneis, estradas, portos e offshore, mantendo o foco nas demandas ambientais, cada vez mais importantes. Sayão destaca ainda o potencial e as oportunidades que se apresentam com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e finaliza o texto com uma mensagem otimista sobre o futuro da engenharia brasileira.

Sobre o autor

Alberto Sayão, engenheiro civil formado pela PUC-Rio e doutor em engenharia geotécnica pelaUniversity of British Columbia (Canadá), foi presidente da ABMS de 2004 a 2008 e é professor e pesquisador na PUC-Rio desde 1980.

Título: História da Engenharia Geotécnica no Brasil / 60 anos da ABMS

Autor: Alberto Sayão

Editora: Andrea Jakobsson Estúdio Editorial

Categoria: História

Formato: 21 x 28 cm, capa dura

Páginas: 252

Preço: R$ 80,00 

Tags: 60 anos, abms, alberto sayão, andrea jakobsson, ctc/puc-rio, professor, puc-rio

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