ASSINE
search button

Terceiro dia de SPFW tem Ashton Kutcher, tops e andrógino

Compartilhar

Esta quarta-feira (15), terceiro dia de SPFW, foi marcada pela presença de figuras muito esperadas no maior evento de moda da América Latina. O destaque vai para o ator americano Ashton Kucher, além das tops Alessandra Ambrosio e Candice Swanepoel, angels da Victoria's Secret, que desfilaram pela Colcci, marca aliás, que, junto com a Osklen, foi responsável por salvar o dia de desfiles. E quem novamente deu o ar de sua graça na Bienal foi o top andrógino Andrej Pejic, desta vez com sua versão mais feminina: look preto, batom alaranjado, unhas azuis e presilha no cabelo.

A Cavalera, já conhecida por realizar apresentações em locais inusitados, fez seu desfile nas proximidades do Planetário, próximo ao parque do Ibirapuera, e se inspirou na imagem de Frida Kahlo, comemorando o Dia dos Mortos, ao som de Janis Joplin, para o verão 2012. A coleção é marcada por escuros, claros e coloridos, com destaque para as muitas rendas servindo de forro e vestidos cheios de pontas cortadas com tesoura de alfaiate.

Depois disso, no shopping Iguatemi, foi a vez da grife de Gloria Coelho mostrar a coleção de verão inspirada na entrada de Netuno no signo de peixes após 184 anos. Na apresentação, modelos de cabelos escorridos e pele esbranquiçada trajavam vestidos com bordados swarovski, paetês, vazados quadriculares, couro mestiço, botas de bico quadrado, short curto, sobreposições, camadas, folhas e decote em V. As estampas abordavam signos dos zodíacos, além de lua, sol e estrelas. Na cartela de cores, preto, cinza e chumbo se misturavam com laranja, amarelo, azul, verde e nude.

Mario Queiroz, que pulou a edição passada da SPFW, apresentou sua coleção de verão 2012 também com peças femininas. Foram 13 para as mulheres e 14 para os homens. Lançando mão da alfaiataria e dos tecidos tradicionais do universo masculino, que ele domina tão bem, Mario colocou as modelos de calças compridas e larguinhas, macacões, camisas, jaquetinhas curtas e paletós par a par com seus homens. Ou seja, se não fosse pelos detalhes e pelas formas levemente mais "mulherzinhas", dava para dizer que as roupas eram as mesmas.

Já a grife Huis Clos, veio com muitas franjas, por todos os lados, inclusive em cintos e colares. Além disso, muitos recortes sinuosos, o grafismo e o geométrico não estampados, mas formados a partir da coloração dos tecidos, mangas estruturadas, ankleboots de saltos finos, as amarrações e abotoamento aos montes.

Por fim vieram as duas marcas que salvaram o dia: Osklen e Colcci. Esta primeira, sob o desejo de fazer tributo às influências e à estética da cultura negra, iniciou a apresentação ao som de batuques e berimbau. O tempo de "casa grande e senzala" foi rememorado em calças e maxicamisas de linho e seda. Algemas eram mimetizadas em placas/escudos dourados e colares de metal. A leveza e fluidez típicas da Osklen ficaram por conta de saias em camadas, proporções agigantadas sobrepostas em outras curtas, transparências e aberturas nas costas.

A Colcci, por sua vez, responsável por trazer Ashton Kutcher, mostrou que conseguiria segurar a apresentação sem a presença do astro, que por sinal, ficou boa parte do tempo sentado na plateia, na primeira fila e cercado por seguranças. Na moda, foi a grife que mais apostou no color blocking (blocos de cores no look). Candice Swanepoel, top e Angel da Victoria's Secret, entrou com microvestido laranja e sapatos roxos. Listrados garantiram os grafismos da coleção. Nos pés, saltos anabelas e sapatos. Calças curtas na altura do tornozelo, outras mostrando as peças íntimas, fazem o lado despreocupado dos meninos da Colcci, já para as meninas, pantalonas e jardineiras coloridas ganham destaque. Alessandra Ambrosio também encantou quando entrou na passarela usando um body laranja.

Famosos 

Alguns famosos também se destacaram neste terceiro dia de evento. Entre eles, o top andrógino Andrej Piejic. Com sua porção "mulher", ele posou para fotos e elogiou o Brasil. O sérvio disse que adorou a energia do povo e que nunca viu uma expectativa tão bacana quanto viu nos camarins da SPFW, evento sobre o qual ele falou: "não imaginava que era tão grande".

A atriz e humorista Maria Paula, enquanto aguardava o desfile da Cavalera, disse gostar de moda ousada. "Tem gente que se conforma com o estilo caretinha. Eu não, gosto de sair do esperado. Sou pela autenticidade. Não gosto de ver todo mundo igual, vestindo camisetinha polo e calça jeans". E completou: "gosto desse look roqueira".

O comediante Marco Luque foi à SPFW acompanhado da mulher, Flavia Vitorino, mãe de sua filha Isadora, de sete meses. Sobre a paternidade, ele disse: "eu sou o máximo! Se fosse minha filha, ia me querer como pai", e contou com o consentimento da mulher: "é exemplar! Troca fralda, faz tudo". Sobre o mundo fashion, ele brincou: "sempre que eu ponho alguma roupa, sinto que a moda está em mim".

Grávida de seis meses, Letícia Birkehuer fez questão de acompanhar o desfile de Gloria Coelho ao lado do noivo Alexandre Furmanovich, e elogiou o trabalho da estilista: "ela é sempre inovadora e as coleções sempre têm um toque romântico e sofisticado". Sobre as transformações no corpo, a atriz, que tem priorizado as roupas larguinhas, contou que está bem e não teve mudanças no manequim: "engordei só quatro quilos até agora e estou usando 38 ainda. Só não dá para usar jeans, obviamente, por causa da barriga".

Ainda na onda dos relacionamentos, a apresentadora Luisa Mell falou sobre os preparativos de seu casamento com o empresário Gilberto Vaborowsky, que acontecerá no dia 19 de novembro. "Eu só como. Noiva só come. A menina que está me ajudando com a organização, toda semana vem com uma caixa de doces para eu experimentar. Não sei como vou manter a forma até o dia". Para o verão, Luisa disse ainda que vai apostar no biquíni branco para ir à praia.

E como à SPFW não se restringe apenas ao público que gosta e entende de moda, a cantora Fafá de Belém afirmou que não foi à São Paulo Fashion Week para assistir desfiles, mas sim para dar um "alô" aos seus amigos da moda. "Eu gosto de ver o que está acontecendo", falou.