Jornal do Brasil

Domingo, 25 de Junho de 2017

Cultura

Pascoal Meirelles lança CD 'Tributo a Art Blakey'

Jornal do Brasil

Agência JB

RIO - O baterista Pascoal Meirelles, um dos mais respeitados músicos do Brasil, sobe ao palco da Sala Cecília Meireles nesta terça-feira, dia 11, para lançar seu mais recente CD, que é um tributo ao não menos brilhante e admirável baterista Art Blakey.

O sexteto liderado por Pascoal, e que vai contar com participação especial do percussionista Mingo Araújo, levará para a Sala não só a tradição do Jazz, mas tocará também um pouco da sua história: Art Blakey e os Jazz Messengers, grupo que Art formou em 1948, revelaram grande parte dos maiores músicos de Jazz dos EUA.

Pascoal Meirelles, por sua vez, tem um vasto conhecimento do mundo jazzístico. Em 1975, ganhou uma bolsa de estudos para o Berklee College of Music, em Boston, graduando-se em 1979. Nesta época, tocou em vários clubes de jazz, participou do espetáculo "Saravá", apresentado na Broadway, além de ter gravado o álbum duplo "Terra Brasilis", de Tom Jobim. De volta ao Brasil, tocou com Gonzaguinha, Hélio Delmiro, Maysa, Wagner Tiso, Chico Buarque, Edu Lobo, Luís Bonfá, Elis Regina,Tom Jobim, entre muitos outros. É um dos fundadores, junto com Mauro Senise, do grupo Cama de Gato, aclamado pela crítica como o mais bem sucedido grupo instrumental brasileiro dos ano 80. Em 1981 inicia a carreira solo com o disco "Considerações a respeito". Em seguida vieram "Tambá" (1983), "Anna" (1987) "Paula" (1992), "Forró Brabo" (1998) e "Considerações", um CD compilação dos melhores momentos dos três primeiros trabalhos. "Paula" e "Considerações" foram ambos indicados para o Prêmio Sharp. Seus projetos mais recentes foram o lançamento dos Cds "Forró Brabo" e "Tom" - tributo ao Samba jazz, com o guitarrista Nelson Faria e o baixista Alberto Continentino.

No meio disso tudo, centenas de pontes áreas nacionais e internacionais para workshops na Dinamarca e Suécia, cursos nos Festivais de Ouro Preto, MG, e em Santa Maria, no RG, trilha sonora para o filme "Guerra de Canudos", aulas no Berklee Percussion Festival, em Boston e muitos, muitos shows pelo mundo afora com Paulo Moura, Robertinho Silve, grupo Cama de Gato e vários outros.

O show de Pascoal Meirelles, lançamento do CD "Tributo à Art Blakey", na Sala Cecília Meireles nesta terça-feira está marcado para às 19 horas. O endereço é Largo da Lapa, 47. Informações pelo telefone (21) 2224.4291.

Compartilhe: