ASSINE
search button

Spielberg pode sair das Olimpíadas de Pequim

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - O diretor de cinema norte-americano Steven Spielberg poderá deixar seu cargo de conselheiro artístico dos Jogos Olímpicos de Pequim caso a China não adote uma posição mais dura contra o Sudão, devido ao conflito de Darfur, informou a "ABC News".

A China, grande investidora na indústria petrolífera do Sudão, tem resistido a mandar tropas de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) para a problemática região de Darfur. Grupos de defesa dos direitos humanos e outros críticos têm acusado a China e outros países de violar as leis internacionais e provocar mais derramamento de sangue ao vender armas para o Sudão que são desviadas para Darfur.

Spielberg foi criticado por não usar sua posição para pressionar o governo chinês a mudar de postura sobre a questão.

- Steven vai decidir nas próximas semanas a respeito de seu trabalho com os chineses. Nosso maior interesse é acabar com o genocídio. Ninguém sabe a melhor maneira de fazer isso - disse o porta-voz de Spielberg, Andy Spahn, em artigo da "ABC News" desta sexta-feira, dia 27.

- Todas as opções estão na mesa - afirmou Spahn ao site. A decisão do cineasta vai depender de uma declaração sobre o Sudão pela China nos próximos dias, segundo ele.