ASSINE
search button

Springfields espalhadas pelos EUA disputam filme dos Simpsons

Compartilhar

Agência JB

NOVA YORK - Foi dada a largada para a batalha das Springfields: os moradores de 14 cidades com esse nome espalhadas pelos Estados Unidos disputam na terça-feira a chance de sediar a pré-estréia do filme dos Simpsons.

O criador do popular seriado de animação na TV, Matt Groening, colocou Homer, Marge e seus filhos Bart, Lisa e Maggie na cidade fictícia de Springfield, depois de notar que esse era um dos nomes mais comuns de cidades norte-americanas.

Mas, durante os 18 anos de história do seriado, nunca ficou claro qual das 34 Springfields existentes nos EUA serviu de base para a versão da cidade apresentada no desenho, uma sátira do estilo de vida americano.

Algumas Springfields já têm razões para ser famosas, como a de Illinois, onde Abraham Lincoln viveu, e a de Massachusetts, conhecida como berço do basquete.

Mas a chance de abrigar a pré-estréia do primeiro filme dos Simpsons, em 26 de julho, e virar a sede dos Simpsons na vida real vem gerando toda uma nova rivalidade.

- Sempre achamos que fôssemos a cidade dos Simpsons - disse Tim Farley, diretor executivo do Bureau de Convenções e Visitantes de Springfield, Illinois.

- As semelhanças entre o desenho e nossa Springfield são espantosas.

Com população de 116 mil habitantes, a Springfield de Illinois compete pelo título com outras Springfields nos Estados do Oregon, Colorado, Nebraska, Missouri, Vermont, Michigan, Massachusetts, Nova Jersey, Ohio, Kentucky, Tennessee, Flórida e Louisiana.

O vencedor será anunciado na terça-feira, após uma votação online na qual as pessoas tiveram que escolher o vídeo que melhor representa o 'espírito dos Simpsons'.

Muitos dos vídeos mostram semelhanças entre sua cidade e a do desenho, com personagens e acontecimentos históricos semelhantes aos do desenho.

O vídeo da Springfield de Illinois mostra Todd Renfrow, gerente da companhia de eletricidade local, cujo nariz comprido e calvície parcial lembram a do vilão dos Simpsons, Montgomery Burns, dono da usina nuclear no desenho.

O produtor do filme, Michael Breeding, disse que um episódio em que Bart decapita a estátua do fundador da cidade é baseada num fato ocorrido na Springfield do Kentucky, em que uma estátua de um veterano de guerra foi depredada.

A Springfield de Massachusetts conseguiu a colaboração do senador Edward Kennedy, frequentemente satirizado no desenho e que, no vídeo, zomba do sotaque de Boston de sua família.

- Mas somos todos vencedores - disse Farley.

- A disputa fez muitas Springfields serem bem mais populares do que antes.